O g1 não noticiou que os bancos vão limitar os saques de dinheiro em 2025

  • Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 20:48
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O portal de notícias g1 não publicou uma notícia afirmando que os bancos pretendem limitar os saques de dinheiro em espécie em 2025, como alegam publicações compartilhadas milhares de vezes desde 14 de janeiro. A manchete que aparece na imagem viral, que contém indícios de manipulação, não consta no site do portal. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por sua vez, negou a veracidade da alegação.

“Bancos deverão limitar saques em espécie a partir do segundo semestre”, diz o título de uma captura de tela que circula no TikTok, no Facebook e no Instagram.

A imagem apresenta elementos visuais que se assemelham ao do portal g1, do Grupo Globo. Abaixo do título, o texto diz “Limite mensal para saques será de 2 mil reais para pessoas físicas, e até 5 mil reais para pessoas jurídicas. Governo alega que é pra evitar evasão fiscal”.

Image
Captura de tela feita em 15 de janeiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A imagem viral mostra que a matéria teria sido publicada em 11 de janeiro de 2025. Contudo, o suposto artigo não foi localizado no portal do g1 com o título visto nas publicações virais.

O conteúdo também apresenta inconsistências visuais quando comparado com um texto de fato publicado pelo g1. Como é possível ver abaixo, há diferenças na fonte do texto e na forma como o nome dos repórteres e a hora são apresentados.

Image
Comparação feita em 16 de janeiro de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e uma notícia publicada pelo g1 (.)

Procurada pelo AFP Checamos em 15 de janeiro, a assessoria de imprensa da Febraban desmentiu a alegação e reiterou que “não há nenhuma perspectiva de limitação de saques em espécie em momento algum”.

O Checamos já verificou outros conteúdos envolvendo falsas matérias do g1 (1, 2, 3).

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco