
Brics não tem moeda oficial que equivale a 45 dólares; bloco defende o uso de moedas locais
- Publicado em 17 de janeiro de 2025 às 22:40
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A moeda dos BRICS já existe e tem cotação. 1BRICS = 45 dólares”, diz legenda sobreposta a um vídeo que circula no TikTok, no Instagram e no Facebook.

(.)
Na sequência viral, uma mulher alega que a moeda dos Brics “não é devaneio, não é sonho, é realidade” e enfatiza que está acontecendo um processo de “desdolarização mundial”.
Ela também afirma: “Por isso que o Trump dos Estados Unidos está tão desesperado, dizendo que vai taxar os Brics em 100%”, uma referência à ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 100% os países do bloco caso criem uma nova moeda ou tentem substituir o dólar.
A declaração de Trump foi publicada em 30 de novembro de 2024 em sua rede social Truth Social, semanas após a cúpula do Brics, realizada entre 23 e 24 de outubro em Kazan, na Rússia, quando os países-membros discutiram alternativas para o uso do dólar nas transações do bloco.
No entanto, é falso que o Brics tenha uma moeda própria, equivalente a US$ 45.
Declaração de Kazan
Como noticiou a AFP, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou na cúpula de Kazan que não está em consideração, no momento, a criação de uma moeda própria do bloco.
Uma consulta no site do Itamaraty pelos termos “cúpula Brics” levou à declaração de Kazan, o documento final do encontro de 2024 que consolida os objetivos políticos e de desenvolvimento econômico do bloco.
Na seção denominada “promoção da cooperação econômica e financeira para um desenvolvimento global justo”, uma série de observações e compromissos econômicos são listados. Não há nenhuma menção a uma moeda própria do Brics.
Na realidade, em diversos pontos defende-se o uso de moedas locais dos países integrantes para as transações financeiras entre os membros:
“Acolhemos o uso de moedas locais em transações financeiras entre os países do BRICS e seus parceiros comerciais. Incentivamos o fortalecimento das redes de correspondentes bancários dentro do BRICS e a permissão de liquidações em moedas locais, de acordo com a Iniciativa de Pagamentos Transfronteiriços do BRICS (BCBPI), que é voluntária e não vinculante, e esperamos novas discussões nessa área, inclusive na Força-Tarefa de Pagamentos do BRICS”, afirma o item 65 da declaração.
Em entrevista à AFP, o negociador-chefe brasileiro para o bloco de economias emergentes, Eduardo Saboia, respondeu que o Brics não possui nenhum projeto para substituir o dólar.
“Queremos aumentar o comércio entre nós, aumentar os fluxos de investimentos e reduzir os custos das transações. Existe uma discussão sobre o uso das moedas locais nas transações, mas não de forma impositiva”, respondeu ao ser questionado sobre a ameaça do presidente norte-americano.
Em contato com a equipe do Checamos por e-mail, em 14 de janeiro de 2025, a Secretaria de Comunicação Social do Planalto (Secom) afirmou que “não está em discussão a criação de uma moeda do BRICS ou de um projeto de 'desdolarização”.
A nota também informou que a declaração de Kazan, assim como a declaração final da cúpula de 2023 realizada em Joanesburgo, refere-se ao “estabelecimento de diálogo entre ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais dos países do BRICS sobre o desenvolvimento de instrumentos de pagamento – a exemplo da possível utilização de moedas locais – para facilitar os fluxos de comércio e investimento entre os países do BRICS e com os países do Sul Global”.
Por telefone, o Itamaraty também negou à AFP que haja uma moeda em circulação do Brics ou alguma discussão para a sua criação.
Criptomoeda Brics Chain
Uma pesquisa no Google com os termos “Brics” e “moeda”, em inglês, mostrou que há uma criptomoeda chamada Brics Chain, que de fato possui cotação similar ao valor que circula na sequência viral.
No entanto, ela não é citada nas declarações de Joanesburgo e de Kazan, tampouco no site do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco do Brics.
O Itamaraty também negou que essa moeda tenha vínculo com o bloco.
Vale lembrar que as criptomoedas podem ser criadas por qualquer pessoa e não dependem de governos ou bancos centrais para existirem.
Cédula simbólica
Algumas das peças de desinformação são ilustradas pela imagem de uma cédula com as bandeiras dos países-membros do Brics.
Mas, como a AFP verificou anteriormente, a nota é simbólica.
A cédula foi vista nas mãos do presidente russo, Vladimir Putin, na cúpula do Brics de 2024.
A mídia russa reportou à época que o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, informou que a cédula havia sido dada por “um de nossos funcionários — da Câmara de Comércio e Indústria ou de outra pessoa” e que eles “imprimiram esse dinheiro simbólico”.
Agathe Demarais, pesquisadora sênior de política do Conselho Europeu de Relações Exteriores, reforçou à AFP por e-mail que Putin não anunciou uma alternativa global para o dólar, mas que o presidente russo acusou os Estados Unidos de utilizar a sua moeda “como uma arma”.
“Nenhuma moeda foi anunciada na cúpula do Brics. O que a Rússia está tentando promover é um sistema financeiro que conecte os bancos centrais dos países do Brics para que eles possam trocar moedas digitais”, disse Demarais.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos, Agência Lupa, Estadão Verifica e UOL Confere.