
Filmagem de um terremoto no Japão em 2024 circula como se mostrasse tremores no Tibete em 2025
- Publicado em 13 de janeiro de 2025 às 16:30
- 3 minutos de leitura
- Por Roxana ROMERO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Hoje aconteceu um grande terremoto na região do Tibet, magnitude 7.1 e deixou centenas de mortos!!!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads e no X.
O conteúdo também circula em inglês e espanhol.

Em 7 de janeiro de 2025, um terremoto devastou uma área remota do Himalaia chinês, na região do Tibete, deixando pelo menos 126 mortos, 188 feridos e um rastro de destruição, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.
O tremor teve como epicentro o condado rural de Tingri, uma zona de alta montanha, perto da fronteira com o Nepal, e também foi sentido na capital nepalesa Catmandu e em partes da Índia.
De acordo com o Centro de Redes Sismológicas da China, o terremoto teve uma magnitude de 6,8; já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) estimou a magnitude em 7,1.
Em 8 de janeiro, milhares de socorristas procuraram sobreviventes e protegeram do frio os afetados pelo terremoto.
Vídeo de 2024
Mas o vídeo compartilhado nas redes não foi feito nesse contexto.
Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência viral conduziu a um vídeo publicado em 5 de fevereiro de 2024 no YouTube. Na descrição, é indicado: “O poderoso terremoto de 7,6 graus de 1º de janeiro atingiu a província de Ishikawa. Um novo vídeo da câmera do painel mostra o momento do impacto, assim como o tsunami resultante”.
A pesquisa também levou a vários artigos de veículos japoneses (1, 2, 3), que incluem o vídeo ao noticiar o terremoto em Ishikawa, no Japão.
Segundo a matéria publicada pelo The Japan News, a filmagem foi feita com uma câmera de um carro quando um terremoto atingiu Suzu, parte da província na península japonesa de Noto, em 1º de fevereiro de 2024.
O texto também afirma que a gravação foi compartilhada posteriormente por Chojukai, uma empresa de bem-estar social que administra lares de idosos em Suzu. A AFP conseguiu geolocalizar o local exato em que a sequência foi feita:
A mesma busca conduziu a um vídeo publicado no YouTube em 2 de fevereiro de 2024 no canal do portal de notícias japonês ANN News, que inclui a gravação viral. A descrição menciona que ele mostra casas caindo devido a fortes tremores secundários, imediatamente após o terremoto na península de Noto.
Referências
- Vídeo publicado no YouTube em 5 de fevereiro de 2024
- Reportagens de veículos japoneses publicadas em janeiro de 2024 (1, 2, 3)
- Localização no Google Maps de onde o vídeo foi gravado
- Vídeo publicado no canal do ANN News no YouTube em 2 de fevereiro de 2024