Imagens da invasão ao Planalto em 8 de janeiro estão disponíveis desde abril de 2023

  • Publicado em 2 de outubro de 2024 às 21:13
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em abril de 2023, a CNN Brasil obteve imagens da invasão de 8 de janeiro ao Palácio do Planalto, que poucos dias depois foram divulgadas pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). No entanto, desde 16 de setembro de 2024, publicações que acumulam milhares de visualizações nas redes sociais alegam “urgência” ao compartilhar as gravações, sugerindo que elas acabam de “vazar”. Mas os registros de câmeras de segurança estão disponíveis há mais de um ano. 

“Urgente! Caiu a casa pra Lula... Vaza imagem sigilosa do 08/01”, diz texto sobreposto a vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no Threads e no Kwai.

As imagens, extraídas do circuito interno do Palácio do Planalto, mostram pessoas depredando objetos durante a invasão aos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Na parte inferior, vê-se o comentarista Rodrigo Constantino repercutindo a gravação e  criticando o governo Lula: “Em qualquer país sério o governo Lula já teria caído. Nós estamos vendo aí a entrega de bandeja de um nome [...] e fritando o general”

Image
Captura de tela feita em 26 de setembro de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

Uma busca pelas palavras-chave “imagens mostram ação do GSI”, exibidas na gravação,  indicou que o trecho compartilhado nas redes foi extraído do programa Oeste Sem Filtro, da Revista Oeste, publicado no YouTube em 20 de abril de 2023. 

Nesta edição, comentaristas falaram sobre as imagens do circuito interno de câmeras do Palácio do Planalto que haviam sido obtidas com exclusividade pela CNN Brasil um dia antes. Os registros exibem o então general e chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Gonçalves Dias, e militares do gabinete circulando entre os invasores.

Em nota de 19 de abril de 2023, o GSI afirmou que “as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar”.  Contudo, nesse mesmo dia, após a divulgação dos vídeos e consequentes críticas à sua atuação, Dias pediu demissão do cargo. 

Em 21 de abril de 2023, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a quebra do sigilo das imagens do circuito interno do Palácio do Planalto. 

Seguindo a decisão, em 22 de abril de 2023, o GSI disponibilizou a íntegra das imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto, que as publicações agora viralizadas sugerem incorretamente terem “acabado de vazar”. 

O Checamos já verificou conteúdo semelhante sobre as imagens do 8 de janeiro.

Este conteúdo também foi verificado pela Reuters.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco