.

Elon Musk não revelou imagens do 8 de janeiro, gravações foram liberadas pelo GSI em abril de 2023

  • Publicado em 26 de julho de 2024 às 21:11
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Filmagens da invasão ao Palácio do Planalto ocorrida em 8 de janeiro de 2023 foram divulgadas pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) em abril daquele ano. No entanto, dois desses registros  circulam nas redes sociais desde, pelo menos, 30 de junho de 2024 com mais de 100 mil visualizações com a alegação de que foram revelados por Elon Musk. Mas o empresário e proprietário do X não publicou em suas redes os vídeos viralizados. 

“ELON MUSK. Eu tenho as imagens da invasão do palácio do Planalto 8/01 dentro e, fora com hora, sem cortes vou dar uma amostra 2 min”, diz um dos conteúdos que circulam no Facebook junto à gravação. Publicação semelhante também foi compartilhada no X e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 24 de julho de 2024 de uma publicação no X (.)

O vídeo, de cerca de dois minutos e meio, tem início com imagens da parte externa do Palácio do Planalto. Em algumas publicações é possível ver o logotipo do jornal Poder360, além de informações da câmera de segurança, como a localização “cobertura oeste”, a data “08-01-23” e o horário, por volta das 15h23.

Logo depois, vê-se a área interna do local, semelhante a uma de suas entradas. Na tela, aparecem as informações “palacio ala oeste”, a mesma data e o horário, com início às 15h24. 

Divulgação pelo GSI

Uma busca no canal do portal Poder360 no YouTube pelas palavras-chave “‘cobertura oeste’ 8 de janeiro”  permitiu identificar um dos vídeos viralizados, publicado em setembro de 2023.

Esse registro da cobertura oeste está salvo em uma playlist na qual o portal disponibilizou as demais imagens divulgadas pela segurança da Presidência. Entre elas está a outra gravação viral, que mostra o interior do Planalto.

As imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro de 2023 também estão disponíveis no site do GSI desde 22 de abril de 2023, como informa o Poder360 nas legendas de suas publicações. A divulgação havia sido determinada no dia anterior pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os ataques. 

Publicações de Musk

Nenhuma das buscas feitas por publicações de Elon Musk em seu perfil no X entre 8 de janeiro de 2023 e 23 de abril de 2023 resultaram nas imagens da invasão. Foram feitas pesquisas na plataforma por postagens contendo mídias ou mencionando a palavra Brazil”. 

A única publicação de Musk sobre o episódio de 8 de janeiro de 2023 não continha vídeos e apenas desejava uma resolução pacífica para a situação no Brasil. 

Uma nova consulta às plataformas Wayback Machine, PolitiTweet Archive e Archive, que permitem consultar publicações que foram eliminadas, tampouco devolveu resultados relacionados ao conteúdo viral. 

Destruição no Planalto

Durante a invasão do Palácio do Planalto, diversas obras de arte e peças históricas foram destruídas, entre elas um relógio trazido por Dom João VI para o Brasil em 1808 e o quadro “As Mulatas”, exibido no Salão Nobre do local. 

Além disso, vidros e computadores foram quebrados, além de cortinas e tapetes que foram vandalizados. 

Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos e Agência Lupa

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco