Reportagem sobre lojas fechadas na Rua 25 de Março atribuída ao governo Lula é de abril de 2020
- Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 17:55
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Comerciantes da região da 25 de março começam a devolver. O inacreditável aconteceu”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no X e no TikTok.
“Faz o L, jumentada”, diz outra mensagem sobreposta a uma publicação no Instagram, fazendo alusão ao governo Lula.
O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.
Na sequência viral, é exibido um trecho do programa “Balanço Geral SP” sobre a Rua 25 de Março, região comercial de São Paulo.
Sobre imagens de ruas vazias e lojas fechadas, uma repórter afirma: “No lugar do trânsito, policiais com contenções nas esquinas; no lugar do barulho dos ambulantes e megafones, silêncio. Estamos na Rua 25 de Março, o maior centro comercial da América Latina, que, até um passado não tão distante, recebia de 400 mil a mais de um milhão de pessoas por dia”.
“É, de aglomeração essa região aqui entende bem. E agora, para evitar o que parecia inevitável, fecha as portas das mais de 3.500 lojas. Não é difícil encontrar prateleiras vazias e mercadorias sendo colocadas em caminhões de mudança”, continua.
Em seguida, um entrevistado relata que lojas estão sendo esvaziadas e comerciantes estão entregando seus imóveis.
Mas, ao contrário do que afirmam as publicações, a reportagem não noticia um cenário vivido durante o governo Lula.
Matéria de 2020
Uma pesquisa no Google pelos termos utilizados na sequência, “Comerciantes da região da 25 de Março começam a devolver”, conduziu à reportagem original publicada no canal do Balanço Geral no YouTube em 9 de abril de 2020.
Na descrição do vídeo, é indicado: “Em meio à pandemia de coronavírus, muitos comerciantes estão encerrando as atividades e entregando os pontos na região da 25 de Março. Lojistas e funcionários, que se concentraram para retirar mercadorias das lojas, apelam para que o poder público flexibilize o isolamento social”.
Em abril de 2020, o apelo dos comerciantes era ecoado pelas falas do então presidente Jair Bolsonaro (PL), que pedia a flexibilização das medidas de isolamento, apontando efeitos negativos para a economia do país.
No entanto, o ministro da Saúde à época e especialista em Epidemiologia, Luiz Henrique Mandetta, defendia o isolamento social de forma a prevenir a propagação do vírus da covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde público.
A composição do Balanço Geral na sequência viral também demonstra se tratar de um conteúdo antigo. No vídeo, Celso Zucatelli comandava o programa, que passou a ser apresentado por Reinaldo Gottino já no final do mês seguinte, em maio de 2020. Até a data desta publicação, Gottino ainda permanece como âncora principal do Balanço Geral SP.