Reportagem sobre lojas fechadas na Rua 25 de Março atribuída ao governo Lula é de abril de 2020

  • Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 17:55
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é alvo frequente de críticas por suas medidas econômicas. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 4 milhões de vezes nas redes sociais desde 23 de dezembro de 2024 compartilham um trecho de uma reportagem sobre comerciantes fechando suas lojas na Rua 25 de Março, em São Paulo, com a alegação de que se trata de um registro feito no governo Lula. Mas isso é falso: a matéria foi produzida pelo Balanço Geral SP em abril de 2020 e mostra os reflexos da pandemia do covid-19 no comércio paulistano.

“Comerciantes da região da 25 de março começam a devolver. O inacreditável aconteceu”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no X e no TikTok.

“Faz o L, jumentada”, diz outra mensagem sobreposta a uma publicação no Instagram, fazendo alusão ao governo Lula.

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 8 de janeiro de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

Na sequência viral, é exibido um trecho do programa “Balanço Geral SP” sobre a Rua 25 de Março, região comercial de São Paulo.

Sobre imagens de ruas vazias e lojas fechadas, uma repórter afirma: “No lugar do trânsito, policiais com contenções nas esquinas; no lugar do barulho dos ambulantes e megafones, silêncio. Estamos na Rua 25 de Março, o maior centro comercial da América Latina, que, até um passado não tão distante, recebia de 400 mil a mais de um milhão de pessoas por dia”.

“É, de aglomeração essa região aqui entende bem. E agora, para evitar o que parecia inevitável, fecha as portas das mais de 3.500 lojas. Não é difícil encontrar prateleiras vazias e mercadorias sendo colocadas em caminhões de mudança”, continua.

Em seguida, um entrevistado relata que lojas estão sendo esvaziadas e comerciantes estão entregando seus imóveis.

Mas, ao contrário do que afirmam as publicações, a reportagem não noticia um cenário vivido durante o governo Lula.

Matéria de 2020

Uma pesquisa no Google pelos termos utilizados na sequência, “Comerciantes da região da 25 de Março começam a devolver”, conduziu à reportagem original publicada no canal do Balanço Geral no YouTube em 9 de abril de 2020.

Na descrição do vídeo, é indicado: “Em meio à pandemia de coronavírus, muitos comerciantes estão encerrando as atividades e entregando os pontos na região da 25 de Março. Lojistas e funcionários, que se concentraram para retirar mercadorias das lojas, apelam para que o poder público flexibilize o isolamento social”.

Em abril de 2020, o apelo dos comerciantes era ecoado pelas falas do então presidente Jair Bolsonaro (PL), que pedia a flexibilização das medidas de isolamento, apontando efeitos negativos para a economia do país.

No entanto, o ministro da Saúde à época e especialista em Epidemiologia, Luiz Henrique Mandetta, defendia o isolamento social de forma a prevenir a propagação do vírus da covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde público.

A composição do Balanço Geral na sequência viral também demonstra se tratar de um conteúdo antigo. No vídeo, Celso Zucatelli comandava o programa, que passou a ser apresentado por Reinaldo Gottino já no final do mês seguinte, em maio de 2020. Até a data desta publicação, Gottino ainda permanece como âncora principal do Balanço Geral SP.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco