Vídeo manipulado é compartilhado como se mostrasse Haddad dizendo que vai “taxar tudo”

  • Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 21:42
  • Atualizado em 9 de janeiro de 2025 às 22:07
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É falso que um vídeo compartilhado milhares de vezes nas redes sociais desde 8 de janeiro de 2024 mostre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dizendo que pretende “taxar tudo”. No registro original, que data de 6 de janeiro de 2025, o ministro falava sobre os planos do governo para o ano, sem citar nenhuma nova taxa. A sequência foi manipulada por um perfil que promete ensinar usuários a monetizar suas contas em redes sociais com vídeos editados por meio de inteligência artificial.

“A ordem é taxar tudo!”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo publicado no Instagram. “Nosso plano é taxar tudo, tudo. Esse ano teremos imposto do cachorrinho de estimação. Se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também. Imposto pré-natal: ficou grávida já tem que começar a pagar imposto para o hospital. Imposto das Bets: se perder, o prejuízo é seu; se ganhar, o lucro é nosso”, diz supostamente o ministro Fernando Haddad.

O vídeo circula ainda no Facebook e no X, e foi compartilhado pelo deputado federal Osmar Terra (MDB).

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 9 de janeiro de 2025 de uma publicação no Instagram (.)

Contudo, o vídeo viral foi manipulado.

Na gravação, é possível ver a marca d’água de um perfil chamado “@king.ia0007”. Além disso, pode-se identificar o logo da rádio Tupi 96.5.

Image
Captura de tela feita em 9 de janeiro de 2025 de uma publicação no Instagram (.)

Por meio de uma busca nas redes sociais, o Checamos localizou o vídeo publicado pelo @king.ia0007. A legenda da publicação traz as hashtags “#ia” e “#inteligenciaartificial”. O usuário também compartilha outros vídeos manipulados, usando a imagem de personalidades como Ana Maria Braga e Fernanda Torres

Na descrição do perfil, o usuário promete ensinar outros usuários a ganharem dinheiro com vídeos manipulados: “Aprenda a fazer vídeos realistas com IA. Clonagem de voz e sincronização labial. Monetize suas redes sociais”.

Outra pesquisa no Google pelos termos “Haddad” e “Tupi 96.5” levou ao vídeo original, publicado em 6 de janeiro de 2025 no canal do Portal Uai no YouTube. Na entrevista, o ministro fala sobre o planejamento do governo para o ano e não cita nenhuma nova taxação.

Em 9 de janeiro de 2025, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência emitiu uma nota afirmando que os impostos sobre pré-natal e sobre animais de estimação não existem e que o vídeo é falso.

“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de cortes bruscos, alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa.  A peça desinformativa coloca em risco a integridade do debate público e configura um obstáculo ao livre acesso à informação fidedigna”, diz o comunicado.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que relacionam o ministro a supostas novas taxas.

Referência

Acrescenta posicionamento da Secom
9 de janeiro de 2025 Acrescenta posicionamento da Secom

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco