Vídeo manipulado é compartilhado como se mostrasse Haddad dizendo que vai “taxar tudo”
- Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 21:42
- Atualizado em 9 de janeiro de 2025 às 22:07
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A ordem é taxar tudo!”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo publicado no Instagram. “Nosso plano é taxar tudo, tudo. Esse ano teremos imposto do cachorrinho de estimação. Se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também. Imposto pré-natal: ficou grávida já tem que começar a pagar imposto para o hospital. Imposto das Bets: se perder, o prejuízo é seu; se ganhar, o lucro é nosso”, diz supostamente o ministro Fernando Haddad.
O vídeo circula ainda no Facebook e no X, e foi compartilhado pelo deputado federal Osmar Terra (MDB).
O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.
Contudo, o vídeo viral foi manipulado.
Na gravação, é possível ver a marca d’água de um perfil chamado “@king.ia0007”. Além disso, pode-se identificar o logo da rádio Tupi 96.5.
Por meio de uma busca nas redes sociais, o Checamos localizou o vídeo publicado pelo @king.ia0007. A legenda da publicação traz as hashtags “#ia” e “#inteligenciaartificial”. O usuário também compartilha outros vídeos manipulados, usando a imagem de personalidades como Ana Maria Braga e Fernanda Torres.
Na descrição do perfil, o usuário promete ensinar outros usuários a ganharem dinheiro com vídeos manipulados: “Aprenda a fazer vídeos realistas com IA. Clonagem de voz e sincronização labial. Monetize suas redes sociais”.
Outra pesquisa no Google pelos termos “Haddad” e “Tupi 96.5” levou ao vídeo original, publicado em 6 de janeiro de 2025 no canal do Portal Uai no YouTube. Na entrevista, o ministro fala sobre o planejamento do governo para o ano e não cita nenhuma nova taxação.
Em 9 de janeiro de 2025, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência emitiu uma nota afirmando que os impostos sobre pré-natal e sobre animais de estimação não existem e que o vídeo é falso.
“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de cortes bruscos, alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa. A peça desinformativa coloca em risco a integridade do debate público e configura um obstáculo ao livre acesso à informação fidedigna”, diz o comunicado.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que relacionam o ministro a supostas novas taxas.
Referência
Acrescenta posicionamento da Secom9 de janeiro de 2025 Acrescenta posicionamento da Secom