Fotos atribuídas a um acidente aéreo nos Emirados Árabes Unidos foram criadas com IA
- Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 20:51
- 3 minutos de leitura
- Por Raevathi SUPRAMANIAM, AFP Malásia
- Tradução e adaptação Sofia BARRAGAN , AFP Argentina , AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Um avião leve do Jazirah Aviation Club cai na costa do emirado de Ras al Khaimah, no norte dos Emirados Árabes Unidos”, afirmam publicações no Facebook e no Telegram.
O conteúdo também circula em espanhol, inglês e indonésio.
A alegação começou a ser compartilhada após a queda de um avião de pequeno porte em 29 de dezembro de 2024 na costa de Ras Al Khaimah, um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos.
O incidente provocou a morte do piloto e de seu acompanhante, que estavam a bordo da aeronave operada pelo Jazirah Aviation Club, informou a Autoridade Geral de Aviação Civil em comunicado.
O órgão de aviação disse que estava investigando as causas do acidente, mas não forneceu mais detalhes, e não há registro de divulgação de imagens do acidente até 9 de janeiro de 2025.
Imagens feitas com IA
Uma pesquisa no perfil do Jazirah Aviation Club no Instagram mostrou que a empresa utiliza aeronaves leves, e não jatos, como é mostrado nas imagens virais.
De acordo com seu site, o clube foi o primeiro de ultraleves e aeronaves esportivas leves dos Emirados Árabes Unidos aprovado pela Autoridade Geral de Aviação Civil. Conta com 50 aeronaves, entre ultraleves, autogiros, paraquedas motorizados e paramotores.
Nas imagens virais é possível ver, no canto inferior direito, a marca d’água “Grok”, um chatbot de inteligência artificial generativa desenvolvido pela xAI, empresa fundada por Elon Musk. Essa tecnologia utiliza o Aurora, um modelo de texto para imagem, para gerar ilustrações a partir de mensagens.
Shu Hu, diretor do Laboratório de Aprendizado de Máquina e Análise Forense de Mídias da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, disse à AFP que as imagens foram claramente manipuladas por IA.
Hu apontou à AFP os erros visuais nas ilustrações. Na primeira imagem, as janelas do avião, destacadas em vermelho, estão desalinhadas:
“Além disso, os pixels adjacentes ao avião são ambíguos, por isso não está claro se pertencem à aeronave”, disse Hu.
As janelas do avião na segunda imagem não são do mesmo tamanho, acrescentou. Além disso, observou que as linhas da carroceria e das janelas do avião não correspondem ao que uma fotografia autêntica mostraria.
“Se fosse uma foto real, as três linhas geralmente convergiriam em um ponto, mas essas três linhas nessa foto não convergem no mesmo ponto”, disse.
Hu forneceu à AFP uma imagem sinalizada, colocada abaixo, mostrando a distorção: