É falso que Zelensky comprou hotel luxuoso em estação de esqui nos Alpes franceses

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, tem passado por um escrutínio de suas empresas offshore enquanto a Ucrânia combate a invasão da Rússia com o auxílio econômico de nações ocidentais. Nesse sentido, publicações visualizadas centenas de vezes nas redes sociais desde 29 de novembro de 2024 alegam que o mandatário teria comprado um hotel luxuoso nos Alpes franceses. Mas uma empresa de Mônaco que anunciou ter adquirido a propriedade em 2023 afirmou que as declarações são falsas.

“A empresa de Zelensky comprou um hotel na estação de esqui de Courchevel por 88 milhões de euros. A Film Heritage Inc., registrada em Belize e propriedade do casal Zelensky, adquiriu o hotel 5 estrelas ‘Palace des Neiges’, localizado na parte mais prestigiada da estação de esqui de Courchevel”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook e no Instagram.

O conteúdo também circula em inglês, polonês, francês, alemão, tcheco, romeno e russo

Image
Captura de tela feita em 10 de dezembro de 2024 de uma publicação no Facebook
(.)

As publicações incluem um vídeo de um homem em frente ao hotel supostamente adquirido pelo presidente ucraniano, falando em um microfone como em uma reportagem para um veículo jornalístico. Ele alega que Zelensky teria comprado o hotel Le Palace des Neiges, na estância de esqui francesa de Courchevel, através de uma empresa de Belize chamada Film Heritage Inc.

“A compra é estimada em 88 milhões de euros. Courchevel é uma das estações de esqui mais populares na França. O hotel fica localizado no local mais luxuoso do resort, que é cercado por restaurantes Michelin”, diz uma narração em francês.

Contudo, as alegações sobre o hotel de luxo em Courchevel são falsas. Apesar de Zelensky ter ligações com a Film Heritage Inc, nem a empresa nem o mandatário adquiriram o empreendimento. 

O conglomerado Société des Bains de Mer (SBM), empresa de capital aberto de Mônaco que administra cassinos e outras propriedades em Monte Carlo, é proprietário do hotel desde 2023, conforme anunciado em uma declaração de outubro de 2023.

Em 2 de dezembro de 2024, a SBM disse à AFP que as publicações que alegam que o local foi vendido à Film Heritage Inc são “falsas”.

Em um relatório financeiro de setembro de 2024, a SBM afirmou que planejava reformas no local, visando uma reabertura em dezembro de 2026, e que a propriedade foi adquirida como parte de seus planos de expansão internacional.

O Centro de Combate à Desinformação, uma agência governamental ucraniana, negou os rumores de que Zelensky teria comprado o hotel francês, em uma nota publicada em 30 de novembro. 

Site criado em novembro de 2024

A sequência viral afirma mostrar o “site oficial” do Palace des Neiges, que exibe um aviso de direitos autorais da Film Heritage Inc, sugerindo que a empresa teria comprado o hotel. Mas o site exibido no vídeo não é autêntico.

A página falsa, hotelpalacedesneiges.com, é quase idêntica à verdadeira, palacedesneiges.com — exceto pelo domínio e pela mensagem de direitos autorais na parte inferior, que aparece no espaço onde estaria o logotipo do hotel. O site fraudulento foi desativado desde então, e a SBM passou a direcionar os visitantes a um site com um novo design.

Image
Comparação feita em 10 de dezembro de 2024 entre capturas de tela do site falso do Palace des Neiges (E) e da página verdadeira
(.)

Uma pesquisa na WHOIS, uma ferramenta que mostra quem possui um domínio e quando ele foi estabelecido, indicou que o site impostor foi registrado em 22 de novembro de 2024 — dias antes de o vídeo começar a circular online. O site verdadeiro do hotel está ativo desde pelo menos 2007.

Image
Captura de tela feita em 10 de dezembro de 2024 de uma pesquisa na ferramenta WHOIS (.)

Origens do vídeo

Uma pesquisa no Google por afirmações presentes no vídeo viral conduziu a um artigo de 28 de novembro de 2024 intitulado “Empresa de Zelensky comprou hotel na estação de esqui de Courchevel”, publicado no site Les Echos de la France. A página inclui a mesma gravação e um link para o site falso do Palace des Neiges.

O nome do portal coincide com as iniciais “EF” vistas no canto superior direito da sequência. O site, que possui um nome similar ao periódico de economia francês Les Echos, foi criado em 25 de novembro, como mostra uma pesquisa no WHOIS.

O portal contém diversos artigos que foram copiados e colados de outras fontes sem o devido crédito, incluindo um texto sobre “a crise do capitalismo francês”, publicado em 24 de novembro em uma página chamada Revolução Permanente.

Apesar das alegações falsas sobre Zelensky, o vídeo de fato aparenta ter sido filmado no Palace des Neiges, em Courchevel. Elementos similares como a arquitetura, o símbolo circular no telhado e quatro postes próximos à frente do prédio podem ser vistos no Google Street View do local.

Image
Comparação feita em 11 de dezembro de 2024 entre capturas de tela do site Les Echos de la France (E) e da localização do Palace des Neiges no Google Street View
(.)

A AFP não pôde identificar os dois homens exibidos na sequência, mas o cenário de telejornal no qual o narrador aparece está disponível no YouTube.

Pandora Papers

Embora a Film Heritage Inc não tenha adquirido o hotel, Zelensky de fato tem conexões com a empresa.

O projeto Pandora Papers, publicado em outubro de 2021, mostrou que o presidente ucraniano já foi dono da companhia e transferiu a propriedade para sua esposa, Olena Zelenska, em 2019.

Os artigos foram publicados antes da invasão russa como parte de uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), baseada em cerca de 11,9 milhões de documentos de 14 companhias de serviços financeiros. 

A investigação acusou Zelensky de estabelecer uma rede de empresas offshore desde 2012 — em sua maioria sediadas em Belize — que foi utilizada para comprar três propriedades de luxo em Londres.

De acordo com esses documentos, logo antes de sua eleição em 2019, Zelensky vendeu suas partes em uma dessas empresas para o seu sócio à época, Sergui Chefir, que posteriormente se tornou seu primeiro conselheiro.

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre supostas propriedades de Zelensky.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco