Não, esta é uma animação digital criada meses antes do furacão Dorian atingir as Bahamas

Um vídeo que parece mostrar o movimento de grandes nuvens sobre uma cidade foi visualizado milhares de vezes em múltiplas publicações em redes sociais desde o início de setembro. De acordo com as postagens, as imagens mostram o furacão Dorian na costa das Bahamas. Esta afirmação é falsa: o filme é uma animação digital que foi publicada originalmente em maio de 2019, mais de três meses antes do furacão atingir as Bahamas.

Captura de tela feita em 4 de setembro de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

“Furacão Dorian parado nas Bahamas!!! Impressionante as forças da natureza [sic], diz a legenda de uma das publicações, compartilhada quase mil vezes desde 4 de setembro.

O furacão Dorian atingiu as Bahamas em 1 de setembro, como reportado pela AFP

O vídeo circulou em diversas outras publicações no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2), além de aparecer em postagens semelhantes em inglês.

No entanto, a alegação é falsa: o clipe é uma animação digital criada em maio de 2019.

Uma busca reversa* no Google encontrou o mesmo vídeo publicado no Instagram em 20 de maio de 2019 com a legenda: “Animação incrível do meu trabalho feita por @theglitch.og”

O usuário, o fotógrafo norte-americano Brent Shavnore, disse à AFP por e-mail no dia 2 de setembro que o vídeo é uma versão animada de uma montagem que ele criou. “Sim, o usuário do Instagram TheGlitch foi a pessoa que animou a tempestade. Eu combinei duas fotos do Shutterstock para criar a arte”, escreveu.

Shavnore disse à AFP que criou a imagem utilizando duas fotos retiradas do site Shutterstock e que postou o resultado final no Instagram em 13 de abril passado. O fotógrafo esclareceu que a imagem é uma combinação desta foto aérea de Miami e deste registro de nuvens de uma tempestade.

Shavnore também compartilhou este tutorial no Youtube em 31 de março de 2019, ensinando a criar montagens semelhantes no Photoshop.

Veja abaixo uma comparação entre a imagem utilizada para criar a animação digital (esquerda), e as duas fotos de arquivo combinadas para criar a montagem (centro e direita): 

Comparação entre foto-montagem (esquerda) e as duas imagens de arquivo utilizadas para criá-la

O vídeo original foi publicado no Instagram em 19 de maio pela conta TheGlitch, com a legenda “Fotos feitas por @shavnore. Animação por TheGlitch @theglitch.og”.

O usuário TheGlitch disse à AFP por mensagem no Instagram em 3 de setembro: “Sim, eu adicionei a animação nesta foto de Shavnore. Eu utilizo o @Plotaverse para o movimento e o fiz um dia antes de postar”. Plotaverse é um aplicativo utilizado para criar fotos animadas.

Em maio deste ano, a montagem de Shavnore foi amplamente compartilhada em publicações em espanhol em redes sociais como se mostrasse um verdadeiro tornado sobre Miami.

Em resumo, o vídeo viralizado não mostra o furacão Dorian atingindo as Bahamas, mas é uma animação digital criada em maio deste ano a partir de uma montagem elaborada pelo artista Brent Shavnore. 

*Uma vez instalada a extensão InVid nos navegadores Chrome ou Firefox, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e o menu exibido permite pesquisar a foto em diversos motores de busca.