Vídeo de cerimônia do Hezbollah não mostra Hashem Safieddine assumindo como novo líder em 2024

As forças armadas de Israel abateram o líder do movimento islamista Hezbollah, Hassan Nasrallah, em 27 de setembro de 2024, durante um bombardeio em um dos subúrbios de Beirute. Nesse contexto, publicações nas redes sociais com mais de 46 mil visualizações compartilham um vídeo alegando ser o juramento de Hashem Safieddine, chefe do Conselho Executivo do Hezbollah, como novo líder do grupo. No entanto, a sequência foi gravada em maio de 2023 durante uma demonstração militar. Até a publicação desta checagem, o sucessor de Nasrallah não havia sido indicado. 

“O H3zb0ll4h prestou juramento ao seu novo líder, Hashem Safieddine, que é primo de Hassan Nasrallah. Além disso, o filho de Safieddine é casado com a filha de Qassem Soleimani, o falecido comandante da Força Quds, cuja morte foi ordenada pelo Presidente Trump”, diz a legenda compartilhada junto a um vídeo no Instagram, no Facebook e no X*. 

O conteúdo também circula em espanhol, inglês e arábe

Image
Captura de tela feita em 3 de outubro de 2024 de uma publicação do Instagram
(.)

A sequência de 54 segundos mostra um homem vestido com uniforme militar saudando, abraçando e entregando uma arma a Hashem Safieddine, chefe do Conselho Executivo do Hezbollah. Ambos beijam o rifle e o levantam. 

O conteúdo começou a circular após Israel abater, em 27 de setembro de 2024, Hassan Nasrallah, então líder do Hezbollah, em um bombardeio contra o quartel-general do movimento em um subúrbio ao sul de Beirute. 

Safieddine é considerado um dos fundadores do Hezbollah, em 1982, e ocupa o seu cargo desde 1994. Ele é primo de Nasrallah e apontado como seu possível substituto. Mas até a publicação desta checagem, o grupo não havia indicado o sucessor do líder. 

Em 30 de setembro de 2024, o comandante número dois do Hezbollah, Naim Qassem, se manifestou sobre o ataque de Israel. Qassem confirmou que o movimento permanece combatendo as forças israelenses e que elegerá um novo líder “o mais rápido possível”

Portanto, é falso que a sequência viralizada mostre o juramento do sucessor de Nasrallah. 

Vídeo de celebração de 2023 

Uma busca reversa com fragmentos da sequência levou a uma notícia do site Almanar, a estação de televisão por satélite do Hezbollah, publicada em 21 de maio de 2023 com quatro vídeos, incluindo o agora compartilhado nas redes.  

O texto informa que as imagens mostram demonstrações militares em comemoração ao Dia da Resistência e Libertação, data celebrada no Líbano todo 25 de maio desde 2000, quando retiraram as forças armadas de Israel do território libanês.

Image
Captura de tela feita em 3 de outubro de 2024 do site Almanar
(.)

A celebração do Hezbollah, em 2023, também foi repercutida pelo veículo L’Orient Today (1, 2), que descreveu um desfile militar e a simulação de ataques, assim como o divulgado pela emissora Almanar. 

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos sobre o conflito no Oriente Médio (1, 2). 

* As publicações do X foram acessadas por integrantes da AFP localizados fora do Brasil devido à suspensão da plataforma no país.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco