Vídeo de cerimônia do Hezbollah não mostra Hashem Safieddine assumindo como novo líder em 2024
- Publicado em 3 de outubro de 2024 às 23:58
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África
- Tradução e adaptação AFP México , AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O H3zb0ll4h prestou juramento ao seu novo líder, Hashem Safieddine, que é primo de Hassan Nasrallah. Além disso, o filho de Safieddine é casado com a filha de Qassem Soleimani, o falecido comandante da Força Quds, cuja morte foi ordenada pelo Presidente Trump”, diz a legenda compartilhada junto a um vídeo no Instagram, no Facebook e no X*.
O conteúdo também circula em espanhol, inglês e arábe.
(.)
A sequência de 54 segundos mostra um homem vestido com uniforme militar saudando, abraçando e entregando uma arma a Hashem Safieddine, chefe do Conselho Executivo do Hezbollah. Ambos beijam o rifle e o levantam.
O conteúdo começou a circular após Israel abater, em 27 de setembro de 2024, Hassan Nasrallah, então líder do Hezbollah, em um bombardeio contra o quartel-general do movimento em um subúrbio ao sul de Beirute.
Safieddine é considerado um dos fundadores do Hezbollah, em 1982, e ocupa o seu cargo desde 1994. Ele é primo de Nasrallah e apontado como seu possível substituto. Mas até a publicação desta checagem, o grupo não havia indicado o sucessor do líder.
Em 30 de setembro de 2024, o comandante número dois do Hezbollah, Naim Qassem, se manifestou sobre o ataque de Israel. Qassem confirmou que o movimento permanece combatendo as forças israelenses e que elegerá um novo líder “o mais rápido possível”.
Portanto, é falso que a sequência viralizada mostre o juramento do sucessor de Nasrallah.
Vídeo de celebração de 2023
Uma busca reversa com fragmentos da sequência levou a uma notícia do site Almanar, a estação de televisão por satélite do Hezbollah, publicada em 21 de maio de 2023 com quatro vídeos, incluindo o agora compartilhado nas redes.
O texto informa que as imagens mostram demonstrações militares em comemoração ao Dia da Resistência e Libertação, data celebrada no Líbano todo 25 de maio desde 2000, quando retiraram as forças armadas de Israel do território libanês.
(.)
A celebração do Hezbollah, em 2023, também foi repercutida pelo veículo L’Orient Today (1, 2), que descreveu um desfile militar e a simulação de ataques, assim como o divulgado pela emissora Almanar.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos sobre o conflito no Oriente Médio (1, 2).
* As publicações do X foram acessadas por integrantes da AFP localizados fora do Brasil devido à suspensão da plataforma no país.
Referências
- Notícia da emissora Alminar de maio de 2023
- Notícias do L’Orient Today de maio de 2023 (1, 2)