Vídeo mostra deslocamento de tanques israelenses para o sul em 2023, não rumo ao Líbano em 2024
- Publicado em 2 de outubro de 2024 às 21:18
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África, AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A 98ª Divisão de Pára-quedistas do exército israelita já chegou de Gaza à fronteira com #Lebanon ! Força contra os comunistas verdadeiros (terroristas) !”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no TikTok.
Conteúdos com alegações semelhantes circulam em inglês, árabe, espanhol, indonésio e francês.
(.)
Em 23 de setembro de 2024, o exército israelense lançou massivos bombardeios contra o movimento islamista Hezbollah. O ataque deixou centenas de mortos e mais de 5 mil feridos no Líbano. Em 28 de setembro, o confronto se agravou ainda mais após o Hezbollah confirmar a morte de seu líder Hassan Nasrallah em mais um bombardeio israelense.
Pouco depois, Israel anunciou ter iniciado uma ofensiva terrestre no Líbano. A fronteira entre os países se transformou em uma zona de conflito desde que o Hezbollah manifestou apoio ao movimento islamista palestino Hamas, após a ofensiva iniciada na Faixa de Gaza em 7 de outubro de 2023.
No entanto, a sequência viral não mostra tanques israelenses a caminho do Líbano, como afirmam as publicações.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou à mesma sequência publicada no YouTube em 9 de outubro de 2023. De acordo com as informações dessa publicação, se tratava de um comboio do exército israelense no sul do país em direção ao kibutz de Reim, perto da fronteira com Gaza.
Próximo a esse kibutz, ocorreu o festival de música em que milhares de jovens foram atacados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.
Uma nova pesquisa no Google com os termos em inglês “exército”, “Israel”, “veículos”, “rota” e “Reim”, filtrando por outubro de 2023, levou a outra reportagem com a mesma sequência, corroborando a informação de que os tanques estavam a caminho de Reim após o ataque do Hamas.
A mesma busca também levou a dois vídeos publicados pela AFP (1, 2) em 8 de outubro de 2023, reportando que o exército israelense se movia para a zona sul da fronteira com Gaza, perto da cidade de Sderot, próxima ao kibutz de Reim.
As gravações exibem o mesmo tipo de tanque e veículos de carga que aparecem na sequência viral. Uma delas mostra o momento em que um tanque é desmontado.
A movimentação dos tanques no sul de Israel também foi reportada posteriormente por outros meios de comunicação (1, 2).
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos com desinformação sobre o conflito israelense-palestino.