Gravação de Netanyahu correndo é de 2021 e não ocorreu após o ataque iraniano em 2024

Em 1º de outubro de 2024, o Irã lançou um ataque com mísseis contra Israel, em resposta ao assassinato de membros do movimento libanês Hezbollah e do grupo palestino Hamas. Neste contexto, um vídeo foi visualizado milhares de vezes nas redes sociais como se mostrasse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu “correndo para um bunker” enquanto mísseis caíam sobre Tel Aviv. Na verdade, a gravação foi feita em 2021 e mostra Netanyahu com pressa para participar de uma votação do Parlamento israelense.

O genocida Benjamin Netanyahu correndo para o bunker durante ataques do Irã”, diz a legenda de um vídeo que circula no Bluesky, no Threads, no Instagram, no Telegram e no Facebook.

O conteúdo também é compartilhado em arábe, inglês, espanhol e francês.

Image
Captura de tela feita em 2 de outubro de 2024 de uma publicação no Threads (.)

O conteúdo começou a circular após os ataques iranianos a Israel. Em 1º de outubro de 2024, o Irã lançou mísseis contra o território israelense em resposta ao assassinato dos líderes do movimento libanês Hezbollah e do grupo palestino Hamas. Netanyahu afirmou que o Irã pagará pelo seu “grande erro”.

Contudo, a gravação não tem relação com o ataque do Irã.

Vídeo de 2021

Por meio de uma busca, a AFP localizou o vídeo original em uma publicação de Netanyahu no Facebook em 13 de dezembro de 2021. “Tenho sempre orgulho de correr por vocês. Registrado há meia hora no Knesset [Parlamento de Israel]”, diz o post, em tradução do hebraico.

Na época, a mídia israelense compartilhou o vídeo (1, 2, 3), informando que Netanyahu estava “correndo para votar” no Parlamento uma lei sobre explosivos, e que teve que cancelar um voo para Londres para comparecer. A norma foi aprovada por um voto.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco