
Instrução para eleitor conferir dados nas urnas não apresenta “armadilha” para anular voto
- Publicado em 12 de setembro de 2024 às 15:50
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Veja este vídeo com muita atenção para você não perder o seu voto porque houveram mudanças na TELA da URNA ELETRÔNICA da VOTAÇÃO”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Kwai e no X.
O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.

(.)
Na sequência, uma mulher diz: “Vocês estão sabendo das modificações feitas pelo [TSE], que diz que é para agilizar e para a transparência da votação? Não? Então toma cuidado! Antes, a gente ia para a urna e como era a votação? Você apertava o 22 e aí aparecia a foto do seu candidato e você apertava ‘confirma’, na tecla verde, e ok”.
Ela continua: “Como é agora? Eles criaram um ‘delay’. Eles diminuíram a urna, aumentaram a tela, e colocaram no rodapé, aqui embaixo da tela, uma informação que diz: ‘Confira o seu voto’. Então você aperta o 22, esse sinal luminoso começa a aparecer, e se você apertar na tecla verde — porque não é ‘confirma’, é ‘confira’ — você perde o seu voto, o seu voto é anulado”.
Segundo a mulher, essa mudança, que afetaria a celeridade da votação, não estaria sendo divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Confira o seu voto”
Na verdade, a alegação, que já circulou em 2022, surgiu pouco depois de o TSE anunciar a nova funcionalidade em uma nota publicada em 7 de setembro do mesmo ano:
“Pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde ‘Confirma’) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”.
Desse modo, a atualização pretende estimular o eleitor a conferir seu voto, e não possibilita a anulação das escolhas dos indivíduos. Após o período em que é exibida a mensagem “confira seu voto” — de apenas um segundo de duração —, a tecla “confirma” pode ser apertada novamente.
O mecanismo também foi explicado em materiais audiovisuais do TSE (1, 2) e em uma segunda nota de setembro de 2022 que chama a interpretação feita nos vídeos virais de “deturpada”. Segundo explicou o órgão, durante o segundo de conferência, a tecla “confirma” fica apenas “travada”, sendo liberada logo depois. Dessa forma, o clique “fora da hora” no botão verde “não interfere em nada” no voto do eleitor.
A funcionalidade pode ser verificada no simulador de votação do TSE. A equipe do AFP Checamos fez o teste e no segundo em que a frase “confira seu voto” aparece na tela, não conseguiu clicar “confirma”. Logo em seguida, contudo, o botão pôde ser selecionado sem qualquer problema, e foi seguido pelo som característico da confirmação de voto.
Para as eleições municipais de 2024, o TSE estreará o modelo de urnas 2022, que conta com atualizações no design e no processamento. Em nota publicada em 8 de setembro de 2024, o órgão explicou que todos os modelos em uso “oferecem os mesmos recursos, incluindo funcionalidades de acessibilidade”.
Ainda segundo o TSE, a partir das votações deste ano, todas as urnas possuirão como recurso uma orientação sonora — uma “voz sintetizada”, chamada de “Letícia” — que pode ser requisitada pelos eleitores aos mesários, oferecendo maior acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Referências
- Nota publicada pelo TSE em 7 de setembro de 2022
- Materiais explicativos do TSE sobre as urnas eletrônicas (1, 2, 3)