Lula cancelou ida a SP após acidente e seu domicílio eleitoral é São Bernardo do Campo

  • Publicado em 30 de outubro de 2024 às 21:57
  • Atualizado em 31 de outubro de 2024 às 13:16
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 19 de outubro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília que o impediu de votar no segundo turno das eleições municipais. Por conta disso, publicações com mais de 140 mil visualizações nas redes sociais sugerem que ele teria desistido de apoiar o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) e que portanto não iria mais a São Paulo votar. Isso é enganoso: o presidente tem orientação médica para não viajar e, mesmo que o fizesse, votaria em São Bernardo do Campo (SP), seu domicílio eleitoral, e não na capital paulista. 

O conteúdo é ilustrado por uma foto do presidente ao lado de Boulos. Na parte inferior da imagem, compartilhada no Facebook, no Instagram, no X e no Kwai, lê-se: “ATÉ O LULA DESISTIU DO BOULOS!. LULA DESISTE DE IR PARA SÃO PAULO E NÃO VOTARÁ NO SEGUNDO TURNO”.

Image
Captura de tela feita em 28 de outubro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

Em 19 de outubro de 2024, Lula teve uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília, e machucou a cabeça. O ferimento fez o presidente cancelar a ida à cúpula do Brics, que aconteceu nos dias 22 e 24 deste mês, na Rússia.

Segundo o boletim médico divulgado no dia 20 do mesmo mês, o mandatário deu entrada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília com um corte na região da nuca. Por precaução, o médico do presidente, o cardiologista Roberto Kalil Filho, orientou Lula a não fazer viagens de longa duração. 

Em 24 de outubro, Lula também cancelou sua ida a São Paulo, onde participaria de um ato de campanha com Boulos, e informou que não iria votar no segundo turno da eleição municipal. 

Domicílio eleitoral em São Bernardo do Campo, município de SP

Mas, diferentemente do que as publicações virais sugerem, mesmo que fosse a São Paulo, Lula não poderia votar em Boulos porque possui domicílio eleitoral em São Bernardo do Campo, município paulista que também teve segundo turno nessas eleições. 

Foi em São Bernardo onde Lula votou em 6 de outubro, no primeiro turno, na Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo. 

Na cidade, o candidato do PT, Luiz Fernando, ficou em terceiro lugar no primeiro turno e não conseguiu chegar ao segundo, que teve vitória de Marcelo Lima (Podemos), contra Alex Manente (Cidadania)

Além disso, como tem 79 anos, o presidente não é obrigado a votar, conforme a legislação eleitoral.

Por não ter participado do evento com Boulos na cidade de São Paulo, o presidente publicou seu apoio ao então candidato através de um vídeo no Instagram, em 26 de outubro, um dia antes do segundo turno do pleito municipal.

Na capital, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito com  59,35% dos votos válidos, contra 40,65% de Boulos. 

Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos e pela Agência Lupa.

Referências

Acrescenta links nas referências do texto
30 de outubro de 2024 Acrescenta links nas referências do texto

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco