Vídeo criticando “manipulação da esquerda” mostra político de Goiás, e não o prefeito de Porto Alegre

  • Publicado em 23 de outubro de 2024 às 22:17
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 6 de outubro de 2024, cerca de 122 milhões de brasileiros foram às urnas para eleger ou reeleger prefeitos e vereadores das suas cidades. Nesse contexto, publicações com mais de 3 mil visualizações nas redes sociais compartilham um vídeo de um homem criticando a “esquerda” pela “manipulação e divisão do povo brasileiro”, alegando se tratar do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB). Mas isso é falso: a gravação foi publicada pelo juiz aposentado e vice-prefeito eleito de Padre Bernardo, em Goiás, Everardo Ribeiro (PL).

“Prefeito de Porto Alegre. É de assistir várias vezes. Os brasileiros de verdade que assistirem este vídeo, compartilhem com seus familiares, amigos, vereadores, deputados, senadores, juízes, advogados e quem mais achar importante. (...) NÃO VAMOS DESISTIR DO NOSSO BRASIL!!!!!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Threads, no Instagram e no X

Image
Captura de tela feita em 19 de outubro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

O vídeo circula no contexto das eleições municipais no Brasil, nas quais diversas cidades já elegeram prefeitos e vereadores, enquanto outros municípios ainda terão o segundo turno, que acontecerá em 27 de outubro.

Na gravação, um homem de camisa azul, que as postagens afirmam ser o prefeito de Porto Alegre, faz a seguinte analogia: “Se você for para o deserto e pegar 100 formigas pretas e 100 formigas vermelhas grandes e colocá-las juntas em uma jarra, a princípio, nada acontecerá. No entanto, se você sacudir violentamente a jarra e jogá-las de volta no chão, as formigas lutarão até que se matem umas às outras. Acontece que as formigas pretas pensam que as formigas vermelhas são as inimigas, e vice-versa. Quando, na verdade, o verdadeiro inimigo é quem sacudiu a jarra”.  

E prossegue: “Isso é exatamente o que está acontecendo na sociedade hoje. Liberal, conservador, negro, branco, pró-máscara, antimáscara… A verdadeira questão é quem está sacudindo a jarra e por quê. E por que é tão fácil manipular as formigas e colocá-las umas contra as outras? No Brasil, há 16 anos, existia somente o povo brasileiro, ou seja, um único povo, uma única nação. Depois, durante os anos de governo do PT, a esquerda construiu um Brasil dividido”.

Por fim, ele completa: “Se casualmente a esquerda ‘fez’ algo de bom, certamente não foi com essa intenção, mas sim com a intenção de iludir o povo para depois tirar proveito e se beneficiar de uma sociedade iludida”.

No entanto, o homem que aparece no vídeo não é o atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Everardo Ribeiro, vice-prefeito de Padre Bernardo 

Na sequência viral, é possível identificar a marca d’água de um usuário no TikTok: “@juizeverardoribeiro”.

O AFP Checamos fez uma busca em suas redes sociais, como Tiktok e Instagram, e localizou o vídeo publicado neste último em 14 de maio de 2024. 

De acordo com a descrição das contas, o homem que aparece na gravação viralizada, e em inúmeros outros vídeos opinativos semelhantes, é Everardo Ribeiro, que se identifica como “juiz aposentado, ex-delegado de polícia e jornalista”.

Uma pesquisa pelas palavras-chave “Everardo Ribeiro” e “juiz” levou a artigos de 2018, quando ele foi candidato a senador no Distrito Federal pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), mas não foi eleito (1, 2).

Em 2024, por sua vez, ele foi eleito vice-prefeito de Padre Bernardo, município de Goiás, pelo Partido Liberal (PL), na chapa de Joseleide Lázaro (União).

Uma nova pesquisa, dessa vez pelos termos “Sebastião Melo”, conduziu aos perfis verdadeiros do prefeito de Porto Alegre no TikTok e no Instagram, cujo usuário é “@sebastiaomelopoa”. O conteúdo viralizado não se encontra em nenhuma conta oficial de Melo, que também está presente no X e no Facebook.

Concorrendo à reeleição na capital gaúcha, Sebastião Melo foi o mais votado no primeiro turno, obtendo 49,72% dos votos válidos, contra 26,28% de Maria do Rosário (PT). 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco