Filmagem de fevereiro de 2024 é falsamente associada a ato de 7 de setembro na avenida Paulista
- Publicado em 11 de setembro de 2024 às 20:35
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Avenida Paulista no dia 7 de Setembro de 2024”, diz uma das publicações que compartilham o vídeo, com a data “07/09/2024” sobreposta, no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Kwai.
Na gravação, o apresentador de um telejornal fala sobre uma manifestação que ocorria no momento na avenida Paulista, em São Paulo. “A gente tá falando aí de cerca de nove a dez quadras ocupadas agora por manifestantes que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro e que chamam essa manifestação de ato pelo Estado Democrático de Direito”.
Em 7 de setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu cerca de 45 mil apoiadores na avenida Paulista, estimativa calculada pelo Monitor do Debate Público no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP).
O protesto contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e foi marcado por críticas e pedidos de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e de anistia aos presos pela invasão à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Mas o trecho viral não aborda essa manifestação.
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo levou a uma versão mais longa da mesma gravação no canal da Jovem Pan News no YouTube em 25 de fevereiro de 2024. A partir de 1:19, é possível ver o trecho do programa que acompanha as publicações virais.
De fato, em 25 de fevereiro de 2024, ocorreu uma outra manifestação com milhares de apoiadores do ex-presidente em São Paulo. De acordo com o mesmo núcleo de pesquisa da USP, o público aproximado na ocasião foi de 185 mil pessoas - quatro vezes maior ao registrado em 7 de setembro de 2024.
A AFP verificou outros conteúdos de desinformação (1, 2) relacionados à manifestação de 7 de setembro de 2024.