Trecho de reportagem da CNN Brasil mostra ato de 7 de setembro de 2022, não de 2024
- Publicado em 10 de setembro de 2024 às 21:42
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Até a blogueirinha militante assustou com a multidão. 07/09/2024. Isso sim é um 7 de setembro!!!! Se for chorar manda áudio que não dá pra ouvir no meio da multidão”, diz o texto sobreposto a uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no YouTube e no Kwai.
(.)
Em 7 de setembro de 2024, cerca de 45 mil pessoas se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil e em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que discursou no evento.
A manifestação, que pediu o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, também contou com a presença do governador do estado, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e dos candidatos à Prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB) e Marina Helena (Novo).
Mas o trecho viralizado não foi gravado nessa ocasião.
Na sequência, são exibidas imagens da avenida repleta de manifestantes, com tarjas sobrepostas indicando: “Feriado de 7 de setembro" e “Agora: Ato em São Paulo reúne multidão na Paulista”.
Também é possível ouvir a voz da jornalista Daniela Lima, que diz: “Nossa, gente, olha até onde está indo a multidão — agora a gente conseguiu pegar bem. Esse já é o quarteirão da Gazeta. Tem muita gente ainda, muita gente ainda, mas ainda tem gente chegando, ainda tem gente chegando na Avenida Paulista. É muita gente. Por conta desse público é que Bolsonaro quer falar ao vivo”.
Reportagem de 2022
Uma busca pelas palavras-chave dos dizeres das tarjas e “CNN” conduziu a uma publicação de 7 de setembro de 2022 no canal da emissora no YouTube, intitulada “Ato em São Paulo reúne multidão na Av. Paulista | CNN 360°”.
Na matéria original, Daniela Lima, então apresentadora da CNN Brasil e que é âncora da GloboNews desde julho de 2023, mostrava imagens ao vivo e narrava a movimentação de apoiadores de Jair Bolsonaro em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), que ocupavam “pelo menos dois quarteirões” da Avenida Paulista.
A partir de 2:18, é possível ver o trecho viralizado em que a jornalista comenta sobre a extensão da multidão no local.
O mesmo conteúdo também foi publicado em 7 de setembro de 2022 no perfil da CNN Brasil no Facebook.
Na época, Jair Bolsonaro, então presidente da República, participava de outro ato em celebração do bicentenário da Independência do Brasil, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mais cedo, no mesmo dia, esteve no tradicional desfile militar celebrado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde discursou. Em São Paulo, o então mandatário planejava transmitir um discurso ao vivo, mas foi impossibilitado por “problemas técnicos”.
Os atos de 7 de setembro daquele ano foram responsáveis pela condenação que tornou Jair Bolsonaro inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 31 de outubro de 2023. As manifestações foram entendidas pelo tribunal como formas de campanha eleitoral com uso de dinheiro público.