Vídeo de multidão na Paulista em 2021 volta a circular como se fosse ato de 7 de setembro de 2024
- Publicado em 10 de setembro de 2024 às 21:16
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Essas imagens você não vai ver na velha imprensa! 07/09/2024”, diz o texto sobreposto ao vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no Kwai e no TikTok.
O conteúdo também foi compartilhado pelo deputado estadual Alan Lopes (PL-RJ).
(.)
A sequência viral parece ter sido gravada de cima de um prédio e mostra uma multidão na avenida Paulista ouvindo um discurso de Bolsonaro, que diz ao fundo: “...fica em casa que eu luto por você. Ele sempre disse ‘vai à luta que estou com você’. Agradeço a Deus pela minha vida e também a ele que, pelas mãos de 60 milhões de pessoas, me colocaram nessa missão de conduzir o destino da nossa nação. Hoje nós temos…”.
Em 7 de setembro de 2024, dia da Independência do Brasil, Bolsonaro, políticos e cerca de 45.000 pessoas se reuniram na avenida Paulista, em São Paulo, em um ato marcado por críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e pedidos por “liberdade” e “democracia”.
Mas, diferentemente do que as peças de desinformação alegam, o vídeo viral não foi registrado nessa manifestação.
Vídeo de 2021
Uma busca reversa no Google Lens por fragmentos da sequência levou a uma publicação de 8 de junho de 2023 no TikTok com o mesmo vídeo. A legenda indica que a gravação havia sido feita ainda antes: “7 de setembro 2021, Uma marca que Ninguém poderá apagar da História”.
Outra busca com os termos “discurso Bolsonaro” e “7 de setembro de 2021” no Google retornou com uma notícia publicada na mesma data sobre uma manifestação convocada por Bolsonaro, então presidente.
O texto informa que no ato daquele ano, também realizado na avenida Paulista, o discurso do ex-presidente foi marcado por críticas ao STF e ao sistema eleitoral brasileiro.
A notícia também inclui o discurso na íntegra. Ao comparar com o trecho ouvido na sequência viral, foi possível confirmar que tratam-se das mesmas falas.
Em contrapartida, uma consulta ao discurso proferido por Bolsonaro no ato de 7 de setembro de 2024 não identificou o trecho da gravação viral.
A AFP também fez fotos e vídeos da manifestação de 2024. Em uma das imagens é possível identificar que um dos famosos pilares vermelhos do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), marco da avenida Paulista, estava com andaimes e lonas neste ano.
Esses elementos não são visualizados na sequência viral:
(.)
A cobertura do pilar se deve ao processo de restauração do museu, iniciado em abril de 2024 e o primeiro desde a sua fundação.
A sequência viralizada já foi verificada anteriormente pelo AFP Checamos.