“Pesquisa IBPG” não registrou 53,29% de intenção de voto para Marçal em SP; conteúdo era satírico
- Publicado em 9 de setembro de 2024 às 18:42
- 2 minutos de leitura
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"O homem disparou em são Paulo 53,29 %", diz uma publicação no Instagram. "O Instituto Brasileiro de Pesquisas Grafeno, acaba de divulgar em 1ª mão, a nova pesquisa para a prefeitura de São Paulo", lê-se na peça compartilhada também no Facebook, no Kwai e no TikTok.
As publicações compartilham um vídeo em que aparece o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na parte superior da tela e Marçal logo abaixo. Entre os dois, há a imagem de uma suposta pesquisa do “Instituto Brasileiro de Pesquisas Grafeno”, que elencaria as intenções de voto nos candidatos à Prefeitura de São Paulo na seguinte ordem:
- Pablo Marçal (PRTB): 53,29%
- Guilherme Boulos (PSOL): 16,70%
- Ricardo Nunes (MDB): 13,64%
- José Luiz Datena (PSDB): 10,14%
- Tabata Amaral (PSB): 3,18%
Conteúdo satírico
Uma busca no Google pelo nome do suposto instituto responsável pela pesquisa identificou uma publicação feita no X em 13 de agosto de 2024, semanas antes do bloqueio da plataforma, em 30 de agosto.
O conteúdo foi compartilhado por um perfil denominado "Drink de Grafeno", que se classifica como uma página humorística: "Pseudônimo de Humor ácido, político, Red Pill, ex-jornalista exilado, anticovidiano, Direita e Deus". O autor reforça o caráter satírico da publicação ao responder a publicação inicial, afirmando que a suposta pesquisa teria sido feita no "cemitério da Consolação".
Uma busca no site do TSE pelas instituições registradas não identificou qualquer "Instituto Brasileiro de Pesquisas Grafeno".
Levantamento divulgado pelo Datafolha em 5 de setembro de 2024 mostra um cenário de empate técnico entre os três primeiros candidatos. Guilherme Boulos aparece com 23% das intenções de voto, seguido pelo prefeito Ricardo Nunes e por Pablo Marçal, com 22% cada.
Uma pesquisa divulgada pela Big Data Real Time em 3 de setembro também identificou um empate técnico. Marçal aparece na liderança com 21% das intenções de voto, seguido por Nunes e Boulos, com 20% cada.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos de desinformação relacionados às eleições municipais de 2024.
Conteúdo semelhante foi verificado pela Reuters.