Vídeo não mostra venezuelanos orando após eleições; imagens foram feitas no Brasil em maio

  • Publicado em 30 de julho de 2024 às 16:51
  • Atualizado em 30 de julho de 2024 às 23:12
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 28 de julho de 2024, após as eleições presidenciais da Venezuela, um vídeo com mais de 10 mil compartilhamentos nas redes sociais começou a circular como se mostrasse os venezuelanos orando nas ruas pela saída do presidente Nicolás Maduro do poder. Contudo, a gravação original foi feita em maio de 2024 na cidade de Itaperuna, no Rio de Janeiro.

“Venezuelanos passam a noite nas ruas, orando e pedindo a Deus que os livre do comunismo imposto por Maduro”, diz a legenda de um vídeo publicado no X. A gravação também circula no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

O conteúdo começou a ser compartilhado em meio às eleições presidenciais na Venezuela, que aconteceram no último 28 de julho. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), vinculado ao governo, proclamou a vitória do presidente Nicolás Maduro, com 51,2% contra 44,2% de Edmundo González Urrutia.

Image
Captura de tela feita em 29 de julho de 2024 de uma publicação no X (.)

A oposição apresentou denúncias de fraude durante o pleito e os resultados foram questionados por parte da comunidade internacional. O país também enfrenta uma série de manifestações contra a reeleição de Maduro. Até a publicação dessa matéria, mais de 40 pessoas foram detidas e uma foi morta.

Contudo, o ato ocorreu no Brasil, meses antes da eleição venezuelana.

Por meio de uma busca reversa por um dos trechos do vídeo, o Checamos localizou uma publicação em espanhol feita em 25 de julho de 2024 no X. A legenda faz referência ao cenário político venezuelano, mas o perfil que publicou o vídeo diz em um dos comentários que as cenas foram registradas no Brasil.

Na postagem em espanhol também é possível ver uma marca d’água do TikTok com o nome de usuário “josimar.de.almeid6”. Por meio de uma busca pelos conteúdos publicados nessa conta, o Checamos encontrou o vídeo original. A localização da postagem, que foi feita em 11 de maio de 2024, indica que as cenas foram registradas na cidade de Itaperuna, Rio de Janeiro.

Em um dos trechos do vídeo, é possível ver o logo da loja Cia do Corpo, localizada no centro da cidade. Imagens do Google Maps indicam que a manifestação foi gravada na Avenida Cardoso Moreira.

 

Por meio de uma busca por palavras-chave no TikTok, foi encontrado outro vídeo, publicado no mesmo período, que mostra uma cena semelhante de um evento realizado durante o aniversário de 135 anos da cidade de Itaperuna. Na gravação, os manifestantes oram e usam uma camiseta com os dizeres “Eu não sou daqui”, assim como no vídeo viral.

Referências

Troca "maio" por "julho" no primeiro parágrafo
30 de julho de 2024 Troca "maio" por "julho" no primeiro parágrafo

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco