Vídeo de maio circula como se mostrasse encontro de cristãos após abertura de Paris-2024, em julho
- Publicado em 30 de julho de 2024 às 18:08
- 5 minutos de leitura
- Por AFP França
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Após pior abertura dos jogos Olímpicos da história da França, com ataque aos cristãos, milhares se reúnem em Paris para louvar Cristo”, lê-se no texto sobreposto compartilhado no Instagram, no Facebook, no Threads, no X, no Kwai, no TikTok e no YouTube.
O vídeo circula com mensagens similares no Telegram e em outros idiomas, como inglês e francês.
(.)
As publicações referem-se à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, realizada em 26 de julho de 2024. Na primeira cerimônia realizada fora de um estádio, o espetáculo contou com referências à comunidade LGBTQIA+.
No quadro “Festividade” do espetáculo de inauguração dos Jogos, um grupo, incluindo drag queens, aparecia sentado junto a uma mesa. A cena foi apontada como uma suposta representação da pintura “A última ceia”, de Leonardo da Vinci, o que foi negado posteriormente pelo diretor da cerimônia.
A abertura foi criticada pelo episcopado de Paris e por políticos franceses e brasileiros.
Mas a gravação que circula não mostra cristãos reunidos nesse contexto.
Vídeo de maio
No Telegram a sequência viral contém a marca d’água da conta no Instagram “@jeanluctrachsel.ministries”. Uma pesquisa nesse perfil permitiu chegar ao mesmo vídeo publicado em 25 de maio de 2024, meses antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
A legenda da publicação informa: “Agora em Paris na Torre Eiffel trazendo Jesus para esta cidade” e marca o perfil “@mpjparis”. Essa segunda conta é do evento Marcha para Jesus Paris.
Ao consultar a conta de Instagram da entidade organizadora da marcha, foi possível identificar outro vídeo com diferentes ângulos da mesma multidão, em que se visualizam elementos idênticos aos vistos na sequência viral.
Uma consulta no site da marcha mostrou que a última edição do evento foi realizada em 25 de maio de 2024, mesma data de publicação do vídeo viral. A rádio RCF noticiou que o evento reuniu 20.000 fiéis.
Outro elemento que indica que a gravação não foi feita após a abertura dos Jogos é que a Torre Eiffel vista nas peças de desinformação não contém os anéis olímpicos, instalados no monumento em junho.
(.)