A China não homenageia a bandeira palestina em seus uniformes para os Jogos de Paris-2024

  • Publicado em 25 de julho de 2024 às 23:24
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A China não criou uniformes inspirados na bandeira palestina para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, como afirmam mensagens compartilhadas desde 19 de julho e que acumulam milhares de interações nas redes sociais. A imagem que circula junto à alegação faz parte de um ensaio fotográfico publicado na edição de setembro de 2023 da revista Vogue chinesa.

“A China escolheu um design inspirado na bandeira palestina para os Jogos Olímpicos de Paris 2024”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram e no X

Conteúdo semelhante também circula em espanhol e grego.

Image
Captura de tela feita em 24 de julho de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

A alegação é compartilhada em meio ao início das Olimpíadas de Paris 2024, realizadas até 11 de agosto, na França. 

A imagem que embasa as postagens mostra uma modelo segurando um arco e flecha e vestindo uma saia preta e blusa verde, em frente a um tecido vermelho e sob um fundo branco – cores que também compõem a bandeira palestina. 

Mas uma busca reversa no Google pela fotografia levou a um texto em inglês indicando que o registro fazia parte de um editorial de moda para a revista Vogue China, produzido pelo pelo fotógrafo Leslie Zhang com a modelo He Cong.

Uma busca no perfil no Instagram da edição chinesa da revista exibiu uma publicação de 26 de agosto de 2023 com crédito a esses e outros profissionais envolvidos na sessão de fotos, para a “edição de setembro”. Nessa postagem, uma imagem similar à viralizada aparece ao lado da palavra “Games” (“jogos”, em português).

Em 4 de setembro de 2023, a diretora de moda e estilista da Vogue Vivienne Sun, mencionada nos créditos da produção, publicou em seu perfil no Instagram um carrossel de imagens do ensaio – entre elas a foto viralizada. 

O ensaio fotográfico focava na relação entre moda e esporte, em meio a proximidade da 19ª edição dos Jogos Asiáticos, realizados entre setembro e outubro de 2023 em Hangzhou, na China. 

Em agosto de 2023, a Vogue China publicou em sua conta no Instagram uma prévia da edição. A modelo He Cong também usou a rede social para divulgar as imagens e disse que o ensaio era dedicado aos atletas que participariam do evento esportivo asiático. 

Não foi identificada qualquer menção sinalizando que a foto viralizada fosse uma referência à bandeira palestina. 

Já a delegação de atletas chineses competirá nas Olimpíadas de Paris com as cores vermelho e branco. Os uniformes foram divulgados pela imprensa (1, 2, 3) e estão inspirados em símbolos da cultura chinesa e na bandeira do país.

A AFP acompanha o desempenho das diversas delegações na França. Imagens feitas por fotógrafos da agência confirmam que o uniforme dos atletas chineses é distinto do compartilhado nas redes:

Image
A atleta chinesa Li Jiaman compete durante a rodada preliminar individual feminina de tiro com arco durante as Olimpíadas de Paris 2024 em 25 de julho de 2024 (AFP / PUNIT PARANJPE)

Este tema também foi checado pelo Aos Fatos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco