Mulher que aparece em foto com Bolsonaro não é a medalhista Bia Souza
- Publicado em 6 de agosto de 2024 às 21:09
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Bia Souza é MINION Triste demais!”, dizem as publicações que compartilham a imagem no X, no Facebook e no TikTok.
Na foto, vê-se uma mulher ao lado de Jair Bolsonaro com uma camisa de apoio ao ex-presidente.
O conteúdo foi publicado originalmente por um perfil no X que diz ser humorístico, mas nos comentários da publicação usuários parecem acreditar na alegação (1, 2, 3).
O material passou a circular após Bia Souza ter conquistado a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Mas não é a atleta quem aparece na foto.
Uma busca reversa pela imagem no Google levou à publicação original, feita no X em 14 de outubro de 2022, por uma usuária que se identifica como “Negona do Bolsonaro”. “É o meu amor, meu Parmito lindo, meu amigo, meu líder, como um pai pra mim..Vou até o fim com ele. Tudo por ele”, diz a mensagem.
Uma pesquisa por esse nome no Google mostrou que a protagonista da foto se chama Vanessa Silva, uma influenciadora e pré-candidata a vereadora nas próximas eleições pelo Partido Liberal (PL), o mesmo do ex-presidente, no Rio de Janeiro.
Na data em que a foto foi publicada, os dois estiveram juntos em um evento de campanha do então candidato à reeleição nas eleições de 2022, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Quando a imagem passou a ser associada à judoca brasileira, a influenciadora respondeu ao autor da postagem negando a relação: “Infelizmente não sou eu, mas tô pronta pra dar um golpe em esquerdista”.
Apesar de se definir como humorística, a conta que publicou a alegação falsa já difundiu peças de desinformação, verificadas pela AFP em outra ocasião.
Procurado pelo Comprova, projeto colaborativo de verificação do qual o AFP Checamos faz parte, o autor da publicação viral afirmou que teria recebido o conteúdo pelo WhatsApp, mas que publicou um desmentido em seu perfil esclarecendo o mal-entendido.
Conteúdo semelhante foi checado por Estadão Verifica e Agência Lupa.
Este texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas de O Popular e do programa de Residência do Comprova