Vídeo editado de Kamala Harris sobre o tempo volta a circular após apoio de Biden à Presidência
- Publicado em 24 de julho de 2024 às 16:53
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Usuários compartilharam a sequência no Instagram, no Facebook, no Threads, no X, no Kwai e no Telegram com a transcrição do áudio para o português: “Hoje é hoje. E ontem foi hoje ontem. Amanhã será hoje amanhã. Então viva hoje para que o futuro hoje seja passado hoje, assim como será amanhã”.
As publicações ainda questionam a inteligência de Harris e fazem comparações com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que também já foi alvo de desinformação sobre supostas declarações (1, 2).
A sequência, que também é compartilhada em inglês e espanhol, voltou a circular após Joe Biden se retirar da corrida presidencial em meio às discussões sobre a sua saúde, que se intensificaram após o debate contra o candidato republicano, Donald Trump. Biden, então, declarou apoio à indicação de Harris para a disputa pela Casa Branca.
Mas a gravação viral de 22 segundos teve o áudio adulterado.
Na sequência é possível observar um homem posicionado atrás da vice-presidente segurando uma placa com a frase “Reproductive Freedom” (“Liberdade Reprodutiva”, em tradução livre para o português).
Uma pesquisa por essa frase com o nome de Harris levou à íntegra do discurso, transmitido em 25 de abril de 2023 no perfil do grupo sem fins lucrativos NARAL Pro-Choice America no Facebook.
Ao consultar a transmissão, foi possível identificar que o vídeo viral foi recortado a partir de uma hora e um minuto. Neste trecho, os gestos de Harris correspondem aos vistos na sequência viralizada, mas não o áudio.
O discurso de Harris feito na Universidade Howard, em Washington D.C., nos Estados Unidos, também pode ser consultado na transcrição oficial divulgada no site da Casa Branca.
Na realidade, como mostra a transmissão e o documento, a vice-presidente disse:
“Então eu acho que é muito importante — como vocês ouviram de tantos líderes incríveis — para nós, em cada momento, e certamente neste, ver o momento no tempo em que existimos e estamos presentes, e sermos capazes de contextualizá-lo, para entender onde existimos na história e no momento que se relaciona não apenas com o passado, mas com o futuro”.
E prossegue: “E direi a todos aqui que estamos vivendo, acredito, em um momento em que muitas de nossas liberdades duramente conquistadas estão sob ataque, e este é um momento para ficarmos firmes e lutarmos”.
No momento seguinte, Harris abordou os esforços dos republicanos em restringir o acesso ao aborto no país e citou o julgamento da Suprema Corte norte-americana, de setembro de 2022, que derrubou a histórica decisão do caso “Roe vs Wade”.
O comentário da vice-presidente, por sua vez, foi descrito como confuso por alguns críticos e artigos.
Mas em nenhum momento ela cita as frases do vídeo viral, que circula desde 2023 e foi verificado pelo AFP Checamos.
A versão viralizada anteriormente, no entanto, continha uma marca d’água no palanque onde Harris discursou, diferentemente da sequência de 2024, que leva uma tarja com a legenda em inglês do áudio.
A AFP havia identificado que a marca d’água indicava que o vídeo foi criado por uma conta no X pró-Trump que afirma produzir “memes”. A publicação com o vídeo de Harris foi feita em 28 de abril de 2023.
Nos comentários, o autor respondeu alguns usuários que questionaram se o vídeo teria sido alterado. Em uma das respostas ele indica que faz “os memes serem falsos, mas precisos”.
Em 2023, um porta-voz da vice-presidente indicou à AFP consultar a transcrição da Casa Branca e reiterou que o áudio não correspondia a nenhum discurso feito por Harris.