Vídeo editado de Kamala Harris sobre o tempo volta a circular após apoio de Biden à Presidência

  • Publicado em 24 de julho de 2024 às 16:53
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 21 de julho, o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou que não disputará a sua reeleição nas eleições presidenciais de 2024 e apoiou a indicação de sua vice, Kamala Harris, para a corrida eleitoral. Desde então, uma gravação com mais de três mil visualizações em que Harris supostamente faz um monólogo desconexo sobre o tempo voltou a circular. Mas a sequência foi editada para incluir o discurso sem sentido: a transmissão oficial e a transcrição da Casa Branca mostram que Harris não fez o comentário viralizado. 

Usuários compartilharam a sequência no Instagram, no Facebook, no Threads, no X, no Kwai e no Telegram com a transcrição do áudio para o português: “Hoje é hoje. E ontem foi hoje ontem. Amanhã será hoje amanhã. Então viva hoje para que o futuro hoje seja passado hoje, assim como será amanhã”

As publicações ainda questionam a inteligência de Harris e fazem comparações com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que também já foi alvo de desinformação sobre supostas declarações (1, 2). 

Image
Captura de tela feita em 23 de julho de 2024 de uma publicação no Telegram (.)

A sequência, que também é compartilhada em inglês e espanhol, voltou a circular após Joe Biden se retirar da corrida presidencial em meio às discussões sobre a sua saúde, que se intensificaram após o debate contra o candidato republicano, Donald Trump. Biden, então, declarou apoio à indicação de Harris para a disputa pela Casa Branca. 

Mas a gravação viral de 22 segundos teve o áudio adulterado.

Na sequência é possível observar um homem posicionado atrás da vice-presidente segurando uma placa com a frase “Reproductive Freedom” (“Liberdade Reprodutiva”, em tradução livre para o português). 

Uma pesquisa por essa frase com o nome de Harris levou à íntegra do discurso, transmitido em 25 de abril de 2023 no perfil do grupo sem fins lucrativos NARAL Pro-Choice America no Facebook.  

Ao consultar a transmissão, foi possível identificar que o vídeo viral foi recortado a partir de uma hora e um minuto. Neste trecho, os gestos de Harris correspondem aos vistos na sequência viralizada, mas não o áudio.

O discurso de Harris feito na Universidade Howard, em Washington D.C., nos Estados Unidos, também pode ser consultado na transcrição oficial divulgada no site da Casa Branca.

Na realidade, como mostra a transmissão e o documento, a vice-presidente disse: 

“Então eu acho que é muito importante — como vocês ouviram de tantos líderes incríveis — para nós, em cada momento, e certamente neste, ver o momento no tempo em que existimos e estamos presentes, e sermos capazes de contextualizá-lo, para entender onde existimos na história e no momento que se relaciona não apenas com o passado, mas com o futuro”.

E prossegue: “E direi a todos aqui que estamos vivendo, acredito, em um momento em que muitas de nossas liberdades duramente conquistadas estão sob ataque, e este é um momento para ficarmos firmes e lutarmos”.

No momento seguinte, Harris abordou os esforços dos republicanos em restringir o acesso ao aborto no país e citou o julgamento da Suprema Corte norte-americana, de setembro de 2022, que derrubou a histórica decisão do caso “Roe vs Wade”. 

O comentário da vice-presidente, por sua vez, foi descrito como confuso por alguns críticos e artigos

Mas em nenhum momento ela cita as frases do vídeo viral, que circula desde 2023 e foi verificado pelo AFP Checamos. 

A versão viralizada anteriormente, no entanto, continha uma marca d’água no palanque onde Harris discursou, diferentemente da sequência de 2024, que leva uma tarja com a legenda em inglês do áudio. 

A AFP havia identificado que a marca d’água indicava que o vídeo foi criado por uma conta no X pró-Trump que afirma produzir “memes”. A publicação com o vídeo de Harris foi feita em 28 de abril de 2023.

Nos comentários, o autor respondeu alguns usuários que questionaram se o vídeo teria sido alterado. Em uma das respostas ele indica que faz “os memes serem falsos, mas precisos”

Image
Captura de tela feita em 23 de julho de 2024 de uma publicação no X (.)

Em 2023, um porta-voz da vice-presidente indicou à AFP consultar a transcrição da Casa Branca e reiterou que o áudio não correspondia a nenhum discurso feito por Harris.

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco