Vídeo de discurso de Kamala Harris foi editado para adicionar divagação incoerente
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de maio de 2023 às 21:43
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Pensamento do dia, por Kamala Harris ‘Hoje é hoje. E ontem foi o ontem de hoje. E amanhã será o amanhã de hoje. Então viva hoje, então o futuro hoje será como o passado hoje, como é amanhã’”, diz a legenda de publicações compartilhadas no Facebook e Twitter.
Algumas publicações comparam o discurso supostamente desconexo de Harris com falas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que também já foi alvo de desinformação nas redes sociais sobre supostas declarações (1, 2).
O conteúdo, que circula em meio a notícias de que Joe Biden disputará a reeleição em 2024, com Harris como parceira de chapa, também é compartilhado em inglês.
Mas a gravação de 22 segundos teve o áudio adulterado.
Uma marca d'água vista no pódio onde Harris fala indica que o vídeo foi criado por uma conta pró-Trump no Twitter que afirma produzir “memes”. Seu tuíte com o vídeo, publicado em 28 de abril, alcançou mais de 1,2 milhão de visualizações.
Nos comentários, alguns usuários perguntaram se o conteúdo teria sido alterado, ao que o responsável pela conta respondeu que faz “os memes serem falsos, mas precisos”.
Fora a marca d’água dessa conta lê-se o termo “Reproducitve Freedom” (liberdade reprodutiva, em tradução livre para o português) no palanque onde Harris discursa.
Uma busca por essas palavras-chave mostra que o trecho viralizado foi extraído de um discurso sobre direitos reprodutivos proferido por Harris em 25 de abril de 2023 na Universidade de Howard, em Washington, nos Estados Unidos.
A AFP localizou a íntegra do discurso, transmitido no Facebook pelo grupo sem fins lucrativos NARAL Pro-Choice America. A partir de uma hora e um minuto da gravação, os movimentos de Harris correspondem aos gestos vistos no trecho compartilhado nas redes.
Como mostra a filmagem e a transcrição oficial da Casa Branca, Harris disse, na verdade: “Então eu acho que é muito importante - como vocês ouviram de tantos líderes incríveis - para nós, em cada momento, e certamente neste, ver o momento no tempo em que existimos e estamos presentes, e sermos capazes de contextualizá-lo, para entender onde existimos na história e no momento que se relaciona não apenas com o passado, mas com o futuro”. E prossegue: “E direi a todos aqui que estamos vivendo, acredito, em um momento em que muitas de nossas liberdades duramente conquistadas estão sob ataque, e este é um momento para ficarmos firmes e lutarmos”.
Em seguida, a vice-presidente dos Estados Unidos falou sobre o julgamento da Suprema Corte norte-americana, de setembro de 2022, que derrubou a histórica decisão do caso “Roe vs Wade” e os esforços subsequentes dos republicanos para restringir o acesso ao aborto no país.
Alguns críticos e artigos descreveram o comentário de Harris sobre contextualizar o estado atual das coisas como confuso.
Mas, em nenhum momento deste pronunciamento Harris disse "amanhã será hoje, amanhã", como sugerem os conteúdos virais. A fala já foi falsamente atribuída a ela em publicações que circulam há meses em inglês.
Um porta-voz da vice-presidente indicou à AFP a transcrição da Casa Branca e reiterou que o áudio não corresponde a nenhum discurso feito por Harris.