Vídeo de multidão com bandeiras palestinas foi gravado um mês antes das eleições de 2024 na França

O segundo turno das eleições legislativas francesas, em 7 de julho de 2024, foi encerrado com uma inesperada vitória da Nova Frente Popular, celebrada por milhares de eleitores nas ruas. Desde então, publicações visualizadas mais de 5 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo de uma multidão erguendo bandeiras palestinas com a alegação de que ele teria sido gravado durante as celebrações políticas na França. Mas, na verdade, a sequência mostra uma manifestação a favor do povo palestino na cidade francesa de Lyon e foi feita no início de junho, um mês antes das eleições francesas.

“Não há sequer uma bandeira francesa na celebração dos resultados em França. A França a desaparecer do mapa!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Telegram.

Alegações similares circulam em espanhol, inglês, tailandês e grego.

Image
Captura de tela feita em 12 de julho de 2024 de uma publicação no Telegram (.)

A coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP) foi a mais votada no segundo turno das eleições legislativas na França, convocadas antecipadamente pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O partido de Marine Le Pen, Reagrupamento Nacional (RN), ficou em terceiro lugar, após ter obtido mais de um terço dos votos no primeiro turno.

Após o fechamento das urnas, eleitores da NFP saíram às ruas para festejar o resultado — inesperado depois do grupo de extrema direita vencer o primeiro ciclo eleitoral.

Até a data de publicação desta checagem, a esquerda francesa ainda não havia chegado a um acordo sobre a designação de seu candidato a primeiro-ministro.

Apesar de Jean-Luc Mélenchon, líder do partido A França Insubmissa (LFI), um dos que formam a coalizão NFP, ter participado de manifestações a favor de um cessar-fogo em Gaza, e de bandeiras palestinas terem sido erguidas por cidadãos franceses que festejaram o resultado eleitoral em 7 de julho, a sequência viral não corresponde à data mencionada nas publicações.

Vídeo de junho

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu a um usuário, Bismuth Back, que publicou a sequência no X e no Instagram em 1º de junho de 2024. De acordo com a legenda, a gravação mostrava uma manifestação pró-palestinos na cidade francesa de Lyon.

“Gravei o vídeo original em Lyon em 1º de junho”, ele confirmou à AFP, acrescentando que a manifestação foi celebrada na Place Bellecour, no centro da cidade. A demonstração foi convocada para apoiar o povo palestino e “não estava absolutamente relacionada com as eleições”, concluiu.

Através da análise dos metadados do arquivo original, compartilhado por Bismuth Black, a AFP pôde comprovar que a gravação foi feita em 1º de junho de 2024, dias antes de Macron convocar eleições antecipadas em 9 de junho.

Além disso, por meio do Google Street View, é possível estabelecer que a filmagem foi de fato gravada na Place Bellecour.

Image
Comparação feita em 12 de julho de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no X (E) e de uma imagem do Google Street View da Place Bellecour (.)

Veículos locais cobriram a manifestação em Lyon (1, 2), na qual estiveram presentes milhares de pessoas convocadas pelo Collectif 69, um grupo de advogados que pedem um cessar-fogo em Gaza, sanções contra Israel e proteção para os palestinos.

Em 2 de junho de 2024, a organização compartilhou no Facebook uma fotografia que mostra os participantes no protesto em cena similar à exibida no vídeo viral.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos sobre as celebrações na França após as eleições de julho de 2024.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco