O jato de Taylor Swift não foi um dos aviões pintados por ativistas climáticos na Inglaterra

Um vídeo que mostra ambientalistas pintando dois aviões com tinta laranja em uma pista do aeroporto de Stansted, na Inglaterra, tem sido compartilhado nas redes sociais com a afirmação errônea de que um deles é o jato particular da cantora norte-americana Taylor Swift. As publicações, visualizadas mais de 2 mil vezes desde 20 de junho, exibem, no entanto, duas aeronaves cujas características não coincidem com as do avião de Swift. Além disso, a polícia do condado de Essex informou à AFP que os ativistas não vandalizaram a aeronave em que a artista viaja.

“Um grupo de ecoterroristas vandalizou o avião da cantora Taylor Swift com o objetivo de exigir um tratado de emergência para acabar com os combustíveis fósseis até 2030”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram, no Telegram e no X

A alegação também circula em espanhol, inglês, tailandês e indonésio.

Image
Captura de tela feita em 28 de junho de 2024 de uma publicação no X (.)

A sequência de imagens mostra duas pessoas vestindo camisetas com a frase em inglês “Just Stop Oil” (Pare o Petróleo, em tradução livre para o português), invadindo uma área para aeronaves particulares, antes de pintar dois aviões com tinta laranja.  

A gravação viral começou a circular enquanto Swift viajava pela Europa a propósito de sua turnê mundial “The Eras Tour”. Entre 21 e 23 de junho, a artista realizou três shows em Londres.

A cantora tem sido criticada pela poluição causada por seus voos em aeronaves privadas.

Protesto em um aeroporto

Uma pesquisa no Google pelos termos “avião”, “Just Stop Oil” e “Taylor Swift” exibiu um vídeo compartilhado pela organização ambiental Just Stop Oil no X em 20 de junho de 2024. “Just Stop Oil pinta jatos privados horas depois do pouso de Taylor Swift”, diz a legenda da publicação. Também é mencionado que o incidente ocorreu no aeroporto londrino de Stansted.

Um dia antes, ativistas do grupo pintaram com tinta laranja os monólitos do famoso sítio pré-histórico de Stonehenge, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco e localizado no sudoeste da Inglaterra.

O avião de Swift não foi afetado

Embora os ativistas tenham afirmado que o avião de Taylor Swift havia pousado em Stansted algumas horas antes, a polícia de Sussex informou à AFP que o jato da artista norte-americana não foi afetado pelas ações, porque não estava no local quando as aeronaves foram pintadas.

A AFP entrou em contato com o aeroporto e com a assessoria de imprensa de Swift, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.

Image
Taylor Swift cantando no Estádio da Luz, em Lisboa, em 24 de maio de 2024 (AFP / ANDRE DIAS NOBRE)

A AFP também informou que as duas manifestantes, Jennifer Kowalski, de 28 anos, e Cole Macdonald, de 22, foram detidas.

Aeronaves diferentes

No vídeo viral é possível identificar o código de um dos aviões: N1875A. Segundo informações da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), a aeronave pertence a um banco norte-americano, não a Swift.

Não foi possível identificar o código do outro avião. No entanto, os dois jatos exibidos no vídeo não são semelhantes ao modelo do avião da cantora.

O avião da norte-americana (um Falcon 7X , segundo a FAA) possui um terceiro motor a jato na parte traseira. Essa característica não é vista em nenhum dos dois aviões do vídeo do Just Stop Oil.

Image
Comparação feita em 28 de junho de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no X (E) e de uma imagem da aeronave Falcon 7X (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco