O jato de Taylor Swift não foi um dos aviões pintados por ativistas climáticos na Inglaterra
- Publicado em 1 de julho de 2024 às 19:23
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Áustria, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Um grupo de ecoterroristas vandalizou o avião da cantora Taylor Swift com o objetivo de exigir um tratado de emergência para acabar com os combustíveis fósseis até 2030”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram, no Telegram e no X.
A alegação também circula em espanhol, inglês, tailandês e indonésio.
A sequência de imagens mostra duas pessoas vestindo camisetas com a frase em inglês “Just Stop Oil” (Pare o Petróleo, em tradução livre para o português), invadindo uma área para aeronaves particulares, antes de pintar dois aviões com tinta laranja.
A gravação viral começou a circular enquanto Swift viajava pela Europa a propósito de sua turnê mundial “The Eras Tour”. Entre 21 e 23 de junho, a artista realizou três shows em Londres.
A cantora tem sido criticada pela poluição causada por seus voos em aeronaves privadas.
Protesto em um aeroporto
Uma pesquisa no Google pelos termos “avião”, “Just Stop Oil” e “Taylor Swift” exibiu um vídeo compartilhado pela organização ambiental Just Stop Oil no X em 20 de junho de 2024. “Just Stop Oil pinta jatos privados horas depois do pouso de Taylor Swift”, diz a legenda da publicação. Também é mencionado que o incidente ocorreu no aeroporto londrino de Stansted.
Um dia antes, ativistas do grupo pintaram com tinta laranja os monólitos do famoso sítio pré-histórico de Stonehenge, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco e localizado no sudoeste da Inglaterra.
O avião de Swift não foi afetado
Embora os ativistas tenham afirmado que o avião de Taylor Swift havia pousado em Stansted algumas horas antes, a polícia de Sussex informou à AFP que o jato da artista norte-americana não foi afetado pelas ações, porque não estava no local quando as aeronaves foram pintadas.
A AFP entrou em contato com o aeroporto e com a assessoria de imprensa de Swift, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.
A AFP também informou que as duas manifestantes, Jennifer Kowalski, de 28 anos, e Cole Macdonald, de 22, foram detidas.
Aeronaves diferentes
No vídeo viral é possível identificar o código de um dos aviões: N1875A. Segundo informações da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), a aeronave pertence a um banco norte-americano, não a Swift.
Não foi possível identificar o código do outro avião. No entanto, os dois jatos exibidos no vídeo não são semelhantes ao modelo do avião da cantora.
O avião da norte-americana (um Falcon 7X , segundo a FAA) possui um terceiro motor a jato na parte traseira. Essa característica não é vista em nenhum dos dois aviões do vídeo do Just Stop Oil.