Vídeo foi editado com legendas falsas para sugerir que Lula foi vaiado em evento com Janja em AL
- Publicado em 2 de julho de 2024 às 20:22
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lula é vaiado ininterruptamente e aconselhado por janja a deixar o microfone para evitar um vexame maior”, diz uma das publicações compartilhadas no X.
O conteúdo também circula no Facebook, no Instagram, no Threads, no TikTok, no Kwai e no Telegram.
Na gravação viralizada, o presidente Lula, vestindo uma camisa jeans azul, segura um microfone e fica parado, olhando para a frente, enquanto é possível ouvir sons de uma multidão gritando. Sua esposa, Janja, aparece pouco tempo depois ao seu lado, assim como um homem de camiseta preta e óculos. Em seguida, integrantes da plateia aparecem segurando cartazes com dizeres como “Diversidade e inclusão”.
Sobrepostas ao vídeo, aparecem legendas que supostamente transcreveriam o áudio que se ouvia no momento: “não”, “a gente não faz isso não”, “não pode ficar fazendo isso não” e “vai embora”.
Contudo, o conteúdo não mostra Lula sendo vaiado, nem apresenta corretamente as falas da primeira-dama ao presidente.
Vídeo de maio de 2024
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu a uma publicação de 9 de maio de 2024 feita pelo portal Metrópoles no X.
Na sequência, Lula aparece com a mesma roupa e com o mesmo homem de camiseta preta ao seu lado. Dizeres sobrepostos às imagens indicam que o evento estaria acontecendo “ao vivo” em São José da Tapera, Alagoas.
Uma pesquisa pelas palavras-chave “Lula”, “Alagoas”, “São José da Tapera” e “ao vivo” no YouTube levou a uma transmissão publicada no canal do UOL em 9 de maio, intitulada “Lula fala ao vivo e anuncia obras no Canal do Sertão Alagoano para levar água a municípios da região”.
A partir desse conteúdo, de onde foi retirado o momento viral, é possível verificar que Lula não foi vaiado em nenhum momento da transmissão. O evento contava com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e da primeira-dama, Janja.
Aproximadamente aos 59 minutos, Lira se levanta e interrompe o discurso do presidente, apontando para a plateia. Lula então afirma: “Tem uma pessoa que desmaiou aqui. É importante a ajuda. Vê se tem um médico aqui presente para cuidar”.
Em seguida, o mandatário permanece em silêncio enquanto observa membros da equipe do evento ajudando uma mulher que havia passado mal, carregando-a para outro local — trecho a partir do qual foi retirada a sequência viralizada.
Enquanto observam os procedimentos de socorro, Janja diz a Lula: “É um sósia seu lá atrás de chapéu branco — de capacete branco —, muito igual!”. Com a situação normalizada, ela repete: “É o de branco ali, ó!”.
Lula então chama pelo “sósia” e o convida a subir ao palco, momento que foi amplamente difundido nas redes sociais à época (1, 2, 3).
O presidente discursou por mais oito minutos antes de encerrar o evento.
O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre Lula ter sido vaiado em eventos (1, 2).