Vídeo foi recortado para tirar de contexto fala de Lula sobre universidade ser “para ricos”

  • Publicado em 14 de junho de 2024 às 22:51
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em meio à greve de professores e servidores de universidades federais, um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarando que “universidade foi feita para rico” circula nas redes sociais com mais de 43 mil visualizações desde 13 de junho de 2024. No entanto, as publicações virais não contextualizam que a frase foi uma crítica à “elite política”, nas palavras do mandatário, e omitem o trecho em que Lula enfatiza que “universidade é para todos”.  

“Lula diz que universidade não foi feita para pobre!”, diz a legenda sobreposta ao vídeo compartilhado no TikTok. A sequência também circula no Kwai, no X, no Facebook e no Instagram

No vídeo viral, o mandatário está posicionado em frente a um púlpito com a bandeira do Brasil e a bandeira-insígnia da Presidência ao fundo. 

Image
Captura de tela feita em 13 de junho de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

Uma busca no Google com os termos “universidade” e “Lula” retornou com a transmissão de um evento em 10 de junho de 2024 com o título “Presidente Lula se reúne com reitores de universidades e institutos federais”. 

O encontro foi realizado no Palácio do Planalto para anunciar investimentos de R$ 5,5 bilhões em universidades e hospitais universitários. O anúncio foi dado em meio à greve de professores e servidores das universidades federais, que reivindicam reajuste salarial, reestruturação de carreira e revogação de normas aprovadas em governos anteriores. 

Na ocasião, Lula chegou a criticar a duração da greve, trecho que pode ser conferido a partir de 1 hora e 27 minutos da transmissão. 

Ainda em consulta na transmissão, identificou-se que o trecho viral foi retirado a partir de 1 hora e 24 minutos

De fato, Lula diz em determinado momento de seu discurso que “universidade não foi feita para pobre”, mas a frase está em um contexto de crítica ao que ele chama de “elite política”

O final do trecho em que o mandatário afirma que “universidade é para todo o mundo” também foi omitido da sequência viral. 

“Neste país, a elite política nunca teve preocupação com a educação do povo, porque os filhos deles vão estudar no exterior. Esse negócio de aparecer governo preocupado em colocar indígenas na universidade, colocar quilombola na universidade, esse negócio de colocar gente da escola pública na universidade, isso não é normal. O normal é que universidade foi feita para rico, universidade foi feita para rico, não para pobre. E quando a gente faz uma inversão, de que universidade não é para rico nem para pobre, universidade é para quem quer estudar e consegue, dentro da regra do jogo, competir, é para todo mundo”, ouve-se Lula dizer entre os minutos 1:24:37 e 1:25:28.

A transcrição do pronunciamento completo do presidente está disponível no site do Planalto. 

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos

Referência 

Transmissão do evento de 10 de junho de 2024 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco