Harrison Ford elogiou ativistas ambientais, não manifestantes pró-palestinos nos EUA
- Publicado em 10 de junho de 2024 às 21:08
- 3 minutos de leitura
- Por Ara Eugenio, AFP Filipinas, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Nahiara S. ALONSO
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“É o GRANDE Harrison Ford Mostrando seu TOTAL APOIO Aos Estudantes e Demais MANIFESTANTES PELA PALESTINA LIVRE”, diz a legenda de publicações com o vídeo no Telegram e no X. O conteúdo também circula no Facebook e no Instagram.
Publicações semelhantes também foram compartilhadas em espanhol e inglês.
Em pelo menos 40 campi universitários norte-americanos, ocorreram protestos contra o ataque militar israelense a Gaza, que começou após uma ofensiva sem precedentes do Hamas em 7 de outubro de 2023.
As manifestações, que deixaram milhares de pessoas detidas, começaram a diminuir em 3 de maio de 2024, após uma série de operações policiais e uma mensagem firme do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para restaurar a ordem.
Cúpula do clima
No vídeo viral, de cerca de 30 segundos de duração, Harrison Ford discursa em um púlpito com pessoas ao seu redor. O ator afirma que “há uma nova força da natureza que se move pelo mundo”.
E adiante, complementa: “É com os jovens, francamente, que falhamos. Aqueles que estão com raiva. Aqueles que estão organizados. Aqueles que são capazes de fazer a diferença. Eles são um exército moral e a coisa mais importante que podemos fazer é sair do caminho deles”, continua o ator norte-americano.
Uma pesquisa no YouTube pelos termos em inglês “Harrison Ford”, “discurso” e “juventude” exibiu o discurso completo do ator norte-americano, publicado em 23 de setembro de 2019 no canal da Organização das Nações Unidas (ONU), sob o título “Harrison Ford sobre a importância das florestas tropicais na Cúpula de Ação Climática da ONU de 2019”.
A partir de 5 minutos e 24 segundos da gravação, o ator profere o discurso compartilhado nas redes sociais.
Uma comparação entre fragmentos da sequência que circula na internet e a gravação original permite observar elementos semelhantes:
O vídeo também foi publicado no site oficial das Nações Unidas, onde se explica que o discurso foi feito em uma reunião da Aliança para as Florestas Tropicais durante a Cúpula de Ação Climática de 2019, realizada em Nova York.
Em nenhum momento do discurso o ator mencionou Israel, Gaza ou os protestos universitários pró-palestinos. Na intervenção, ele comentou sobre a floresta amazônica e as mudanças climáticas.
Uma busca no Google com palavras-chave não trouxe registros de declarações de Ford sobre movimentos pró-palestinos.
Outros atores norte-americanos foram alvo de desinformação sobre essas manifestações. Em maio, a AFP verificou publicações que afirmavam falsamente que um vídeo mostrava Robert De Niro confrontando manifestantes pró-palestinos em Nova York.