De Niro não confrontou manifestantes pró-palestinos; vídeo viral é filmagem de uma série
- Publicado em 9 de maio de 2024 às 21:33
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos, AFP Argentina, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Sofia BARRAGAN
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“De acordo com um vídeo distribuído nas redes, o vencedor do Oscar e lenda Robert De Niro, conhecido como um grande apoiador de Israel, confrontou manifestantes pró-palestinos que o perturbaram nas filmagens de seu novo filme”, diz a legenda de uma publicação compartilhada no X e acompanhada de um vídeo em que o ator é visto gritando em inglês: “Isso não é um filme, isso é real”.
Alegação semelhante é compartilhada no Facebook, no Telegram, no YouTube e no Kwai. O conteúdo também circula em espanhol e inglês.
A sequência de imagens é compartilhada no contexto dos protestos contra a guerra em Gaza em diferentes campi universitários dos Estados Unidos, incluindo a Universidade de Columbia em Nova York. A polícia realizou prisões e despejos em várias instituições de ensino, chegando a entrar em alguns prédios.
Vídeo faz parte de uma filmagem
Uma pesquisa no Google com os termos “Robert De Niro” e as palavras que ele diz no vídeo em inglês: “Isto não é um filme. Isso é real” exibiu a mesma sequência de imagens, publicada no X em 28 de abril de 2024. A descrição diz: “'Robert De Niro foi filmado em Nova York gritando: 'Vamos, vamos falar sério!' no set de sua nova série da Netflix, ‘Zero Day’.”
Uma segunda busca com as palavras-chave “Niro”, “Zero Day” e “New York” mostrou entre os resultados o mesmo vídeo, publicado no TikTok no dia anterior.
Um porta-voz da Netflix confirmou à AFP que a gravação foi “filmada em Nova York em 27 de abril, durante um ensaio de Zero Day”.
No vídeo viral, é possível ver outros atores, como Jesse Plemons, conhecido por seus papéis nas séries "Friday Night Lights" e "Breaking Bad", e Melody Garcia, de "Orange Is the New Black".
Imagens da filmagem
Em um perfil dedicado ao ator norte-americano no Instagram foram compartilhadas fotos da Getty Images das filmagens. Uma busca no site da agência mostra mais fotografias do set de filmagem, onde é possível ver De Niro, Plemons e Garcia com as mesmas roupas do vídeo viral, junto com outros membros do elenco e a diretora Lesli Linka Glatter.
O site Splash News também registrou imagens das gravações.
Stan Rosenfield, representante de De Niro, confirmou que as imagens vistas no vídeo viral correspondem a “uma cena do ensaio de sua série de televisão ‘Zero Day’, e ele estava reproduzindo a fala do personagem que interpreta”. Além disso, esclareceu que as suas palavras “não eram direcionadas a nenhum grupo”.
A atriz Mozhan Marno, que também está no elenco de “Zero Day”, escreveu no X em 1º de maio que a filmagem mostra De Niro atuando.
“Robert De Niro está fazendo um discurso como seu personagem na próxima série da Netflix, Zero Day”, escreveu Marno em resposta a um artigo eliminado de Rachel Fink no Haaretz. “Eu também participo dela e, quando vi o vídeo, reconheci a fala. É ficção. Por favor, verifique antes de publicar.”
A AFP verificou diversos conteúdos relacionados ao conflito israelense-palestino que você pode consultar aqui.
Referências
- Vídeos compartilhados no X e no TikTok em abril de 2024, sobre a filmagem da série “Zero Day”
- Fotos da Getty Images das filmagens de “Zero Day”
- Publicação de Mozhan Marno no X sobre as filmagens