Vídeo de comemoração da Eurocopa 2016 circula como se mostrasse reação à condenação de Trump

Em 30 de maio de 2024, Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado criminalmente. Diante disso, um vídeo com mais de 325 mil visualizações circula como se mostrasse pessoas comemorando o veredito. Mas, na verdade, a gravação registra torcedores celebrando a vitória da Inglaterra contra o País de Gales na Eurocopa de 2016. 

“Final da Copa do Mundo? Não, anúncio da condenação do Trump”, diz a legenda que acompanha o vídeo no X e no Facebook. Ele também circula no Instagram, no YouTube e no Kwai

Na gravação, vê-se uma multidão celebrando enquanto assiste à exibição de uma reportagem da CNN com o apresentador Jake Tapper, seguida por uma imagem de Trump com a palavra “condenado”, em inglês. Abaixo da tela, vê-se bandeiras da Inglaterra. 

A mesma gravação também circula em espanhol e em inglês

Image
Captura de tela feita em 7 de junho de 2024 de uma publicação no X (.)

Em 30 de maio de 2024, um júri de Nova York declarou Trump culpado em 34 acusações de falsificação de documentos contábeis para ocultar pagamentos destinados a silenciar a  ex-atriz pornô Stormy Daniels. 

A condenação representa um desafio para a campanha do ex-mandatário a cinco meses das eleições presidenciais dos EUA, em que Trump busca recuperar a Casa Branca. A fixação da sentença está programada para 11 de julho, dias antes da Convenção Nacional Republicana de Milwaukee, onde Trump receberá a nomeação formal do partido para enfrentar o presidente democrata Joe Biden, em 5 de novembro. 

No entanto, o vídeo viral não mostra uma multidão comemorando a condenação do ex-presidente. 

Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google levou a uma publicação de 17 de junho de 2016 no canal do YouTube da estação de rádio britânica Heart West Country. 

O título do vídeo informa que ele foi gravado na Inglaterra: “Os torcedores no estádio Ashton Gate em Bristol celebram a vitória da Inglaterra contra o País de Gales na Eurocopa 2016”. 

Segundo a descrição, a gravação mostra os torcedores comemorando o gol do atacante inglês Daniel Sturridge, que garantiu a vitória do time britânico. 

Uma pesquisa na conta do estádio no Instagram levou a uma foto publicada em 24 de fevereiro de 2020 em que é possível identificar o mesmo espaço visto no vídeo viral, mas em outra partida de futebol. 

Ao buscar a frase Ashton Gate Stadium no Google Maps, também é possível visualizar diversas imagens do estádio. Em uma delas, vê-se o mesmo espaço e quadros pendurados na parede que aparecem na sequência viral. 

Vídeo compartilhado como meme

A busca reversa no Google levou a outras publicações que utilizam vídeos de diferentes reportagens sobre Trump no telão (1, 2), além de outros com viés cômico (1, 2). 

A AFP já desmentiu outras versões desse mesmo vídeo, incluindo uma que mostraria a reação da multidão a uma partida de basquete em Toronto em 2019 e à queda do presidente Joe Biden nas escadas da Força Aérea em março de 2021. 

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco