Vídeo mostra atleta paralímpico de Belarus, e não soldado ferido na Ucrânia agradecendo a Putin
- Publicado em 5 de junho de 2024 às 23:20
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Soldado russo foi enviado para a invasão da Ucrânia para satisfazer o desejo expansionista de Vladimir Putin. Voltou de lá sem os braços e as pernas. Agradeceu a Putin e disse: ‘Somos russos. Deus está conosco’", diz uma das mensagens compartilhadas no X. O conteúdo circula também no Facebook, no Instagram, no Telegram e no Kwai.
No vídeo, um homem em uma cadeira de rodas discursa em um microfone, ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo as legendas em português contidas na sequência, ele diz:
“Não vamos decepcioná-lo. Estamos orgulhosos de que você e nosso líder Alexandre Grigoryevich Lukashenko mantenham a linha de forma tão fraterna. Tenho certeza de que um dia o terceiro bogatyr em Voros voltará para nós. Nós somos russos. Deus está conosco. Sirvo à Pátria”.
Alexander Lukashenko, citado no discurso, é o atual presidente de Belarus, país vizinho à Rússia e que integrou a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Uma busca por fragmentos do vídeo no Google, usando a ferramenta InVid We Verify*, levou a uma fotografia do mesmo momento visto no vídeo viral, publicada no banco de imagens da agência fotográfica alemã Imago. A legenda da foto diz: “30 DE MAIO DE 2024: O palestrante motivacional bielorrusso Aleksei Talai, chefe da Fundação Aleksei Talai, aceita a Ordem da Amizade do presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante uma cerimônia no Salão Santa Catarina do Kremlin de Moscou”.
Aleksei Talai é um atleta paralímpico de natação. Ele também é o criador da Fundação de Caridade Aleksei Talai, que, no contexto do conflito russo-ucraniano, é acusada pela Ucrânia de deportar crianças do país para Belarus.
Tampouco é verdade que Talai tenha ficado sem pernas e braços por ter lutado em nome da Rússia na Ucrânia, como alegam as publicações. O atleta perdeu os membros ainda na juventude, quando pisou em uma mina subterrânea da Segunda Guerra Mundial (1, 2).
O AFP Checamos já verificou diversas outras alegações ligadas à guerra na Ucrânia.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.
Referências
- Fotografia do banco de imagens Imago
- Página do Comitê Paralímpico Internacional sobre Talai
- História de Aleksei Talai (1, 2)