É sátira manchete sobre privatização tornar praias “baratas e acessíveis”
- Publicado em 5 de junho de 2024 às 23:48
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Privatização vai tornar praias baratas e acessíveis, diz associação dos resorts”, lê-se em manchete vista na captura de tela que circula no Instagram, no Facebook, no X e no Threads. “Alienados sociais acreditam e apoiam”, critica uma das publicações.
A imagem também foi compartilhada por políticos, como o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede).
A imagem circula em meio à repercussão sobre a PEC que prevê transferir terrenos de marinha da União para estados, municípios e iniciativas particulares. O texto foi duramente criticado, pois, segundo opositores, representa uma ameaça à proteção ambiental e ao acesso público às praias.
A proposta, que tem o senador Flávio Bolsonaro (PL) como relator, passou pela Câmara e está em tramitação no Senado. Com a repercussão negativa, o texto deve sofrer modificações antes de voltar a ser analisado.
Contudo, a declaração vista na captura de tela viral não é verdadeira.
Uma busca no Google com a frase que aparece na imagem mostrou que, de fato, um texto com o título foi publicado no site do jornal O Globo, em 2 de junho de 2024.
No entanto, o cabeçalho da página contém as palavras “humor” e “sensacionalista”. Logo abaixo, vê-se a logomarca do blog Sensacionalista com a frase “Humor. O jornal isento de verdade”.
O Sensacionalista é uma página nas redes sociais que usa linguagem jornalística para abordar temas atuais da política nacional em forma de sátira e humor. Desde 2021, o conteúdo passou a integrar as colunas do jornal O Globo.
Uma consulta no site e nas redes sociais (1, 2) da Associação Brasileira de Resorts não identificou declarações ou notas sobre a PEC até a publicação deste texto. Também não foram encontradas declarações públicas da associação na imprensa nacional.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.