Pep Guardiola deixou de cumprimentar ex-treinador inglês, não um representante israelense
- Publicado em 4 de junho de 2024 às 22:03
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos, AFP Colômbia, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Pep Guardiola se recusa a apertar a mão de um líder israelense!”, diz uma das publicações que circulam no Instagram, no Facebook, no X, no Telegram e no Kwai.
O vídeo circula com a mesma alegação em espanhol e inglês.
O vídeo que acompanha as publicações mostra Pep Guardiola com os jogadores de seu time em uma cerimônia de premiação, cumprimentando algumas personalidades no estádio. Ao se aproximar de uma dessas pessoas, o treinador desvia o olhar e não a cumprimenta. Em algumas publicações, a imagem de uma bandeira de Israel é sobreposta ao homem.
O material passou a circular após a final da Copa da Inglaterra, em que o Manchester City perdeu por 2 a 1 para o Manchester United no estádio de Wembley, no Reino Unido.
Mas o vídeo não foi registrado na final da Copa da Inglaterra, nem está relacionado com a guerra entre Israel e o grupo Hamas.
Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência indicou que as imagens foram registradas em 6 de agosto de 2023, na cerimônia de premiação da Supercopa da Inglaterra. No vídeo, é possível ver que o nome da competição aparece no corredor por onde passam Guardiola e seus jogadores. Neste jogo, a equipe treinada pelo espanhol enfrentou o Arsenal e perdeu nos pênaltis.
Uma nova busca no X com as palavras-chave “Pep Guardiola”, filtrando pela data da partida, levou à mesma sequência com a cena viralizada.
Na ocasião, a mídia britânica também repercutiu o caso, identificando a pessoa que teria sido ignorada por Guardiola como Alan Smith, um ex-treinador inglês, que comandou por muitos anos o clube Crystal Palace.
Em uma publicação no X em 7 de agosto de 2023, Smith afirmou que “não tinha certeza” se o treinador do Manchester City teria o evitado intencionalmente, porém pensava que ele não pretendia “ofendê-lo”.
Em uma outra publicação, Smith sugeriu que Guardiola poderia ter o confundido com algum dirigente do futebol inglês e que ele “não estava satisfeito com os acréscimos e as novas regras”.
Em 27 de maio de 2024, o ex-treinador também respondeu a dois usuários que compartilharam a sequência viral no X (1, 2) e confirmou ser ele quem aparece na gravação. “[Foi] na temporada passada”, escreveu.
A AFP entrou em contato com o Manchester City, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.