Vídeo de Bolsonaro no Rio Grande do Sul é de março, antes das enchentes no estado em 2024
- Publicado em 31 de maio de 2024 às 18:34
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“É o Batman, o homem Aranha ?? Não, é @jairbolsonaro, o herói do povo chegando no Rio Grande do Sul”, diz um dos conteúdos compartilhados no X. O vídeo também circula no Facebook.
As publicações circulam no contexto da devastação causada no Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes desde o final de abril, com mais de 160 mortos e 2,3 milhões de pessoas afetadas, segundo dados da Defesa Civil.
O vídeo, de aproximadamente quatro minutos, mostra Bolsonaro chegando em um carro e sendo aplaudido pelos presentes. Ao fundo, ouvem-se gritos de “mito” e “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”, em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Após 1 minuto e 4 segundos da gravação, é possível ler uma mensagem escrita em uma parede: “A gente dá valor para o agronegócio”.
Uma busca reversa no Google pelas imagens mostradas no vídeo, usando a ferramenta InVid WeVerify*, levou à mesma sequência publicada no TikTok em 11 de março de 2024.
Uma pesquisa no Google usando as palavras-chave “Bolsonaro agronegócio”, filtrando por resultados publicados entre os dias 1º e 11 de março de 2024, levou a diversas filmagens semelhantes às do vídeo viral publicadas por veículos de imprensa em 5 de março (1, 2), quando o ex-mandatário participou da feira de agronegócio Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS).
Uma pesquisa no X pelos termos “Bolsonaro” e “Não-me-toque”, filtrando por vídeos, localizou a mesma gravação publicada em 11 de março de 2024 com a legenda: “Bolsonaro chegando em ‘Não-Me-Toque/RS’. Imagens de populares. 05/março/2024.”
Bolsonaro chegando em "Não-Me-Toque/RS".
— VLOGDOLISBOA (@VlogdoLisboa) March 11, 2024
Imagens de populares.
05/março/2024. pic.twitter.com/uICqzwJpo3
Enchentes no RS
A situação no Rio Grande do Sul teve início em 27 de abril de 2024, quando o município de Santa Cruz do Sul foi atingido por dez dias de chuvas intensas, fazendo com que diversos rios da região transbordassem.
Em 27 de maio, Bolsonaro iniciou uma campanha para arrecadar doações para o Rio Grande do Sul. Segundo registros da imprensa, o ex-mandatário já arrecadou cerca de 100 toneladas de alimentos, roupas e itens de higiene.
Nos dias 15 e 16 de maio, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filhos do ex-presidente, visitaram o estado gaúcho (1, 2).
Até a publicação desta checagem, porém, o ex-chefe do Executivo ainda não havia feito uma visita pública ao estado desde o início da calamidade.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.
Referências
- Vídeo publicado em 11 de março de 2024 no TikTok
- Matérias a respeito da presença de Bolsonaro na feira de agronegócio em Não-Me-Toque (RS) em 5 de março de 2024 (1, 2)
- Vídeo publicado em 11 de março de 2024 no X
- Matéria a respeito da cronologia do desastre no RS
- Matéria sobre a decisão de Bolsonaro de, por enquanto, não ir ao RS