Vídeos manipulados de Luciano Hang anunciam falsas promoções da Havan

  • Publicado em 31 de maio de 2024 às 17:26
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A Havan não está oferecendo produtos gratuitos para usuários que responderem a um questionário nem está vendendo ar-condicionado por R$ 130 para doar o valor arrecadado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Desde o início de maio de 2024, vídeos com mais de 300 mil visualizações nas redes sociais têm utilizado a imagem e a voz do empresário Luciano Hang, dono da loja, para divulgar essas supostas promoções. No entanto, os conteúdos foram manipulados a partir de outras gravações e divulgam sites falsos da empresa.

Descubra a incrível oferta da Havan. Responda nosso quiz e ganhe produtos de graça”, diz supostamente o empresário Luciano Hang em um vídeo compartilhado no Facebook

Em outra versão, Hang aparece anunciando ares-condicionados. “Pessoal, eu estou no centro de distribuição da Havan, está lotado de ar-condicionado, que nós vamos vender por 130 reais. E todo o valor arrecadado será doado para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul”.

O conteúdo circula em meio às enchentes que atingem o estado gaúcho desde o final de abril. Até o momento, são mais de 470 municípios afetados, mais de 160 óbitos e 2,3 milhões de pessoas afetadas.

Image
Capturas feitas em 28 de maio de 2024 de publicações no Facebook (.)

Contudo, os vídeos foram manipulados e os sites divulgados são falsos.

Promoções falsas

Por meio de uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo com o suposto quiz da Havan, o Checamos localizou o trecho original em uma publicação de março de 2024 no canal da loja no YouTube. Na sequência, no entanto, Luciano Hang fala somente sobre uma promoção de cortinas.

Outra pesquisa por frames do vídeo dos ares-condicionados levou a uma publicação no Instagram da loja feita em janeiro de 2024. Contudo, o empresário não diz que os aparelhos serão vendidos por R$ 130, como na gravação viral.

Em seu perfil do Instagram, a Havan tem alertado os consumidores para golpes que usam a voz e a imagem de Luciano Hang para anunciar falsas promoções. 

Outro indício de que os conteúdos foram manipulados está no site divulgado nas publicações, que imita a identidade visual da Havan, mas tem uma URL diferente da do site oficial.

Image
Comparação feita em 29 de maio de 2024 entre o falso site da Havan (E) e o site oficial (.)

Em 27 de maio, Hang afirmou em entrevista ao Fantástico que, desde o início de maio de 2024, cerca de 5 mil consumidores prestaram queixa sobre os falsos anúncios.

Procurada pelo Checamos, a assessoria de imprensa da Havan informou que identificou nos últimos 20 dias cerca de 600 perfis e sites anunciando falsamente “promoções de alguns produtos, como ar-condicionado, liquidificador, para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além de falsas pesquisas, onde as pessoas ganhariam uma televisão de brinde caso respondessem a um questionário”.

A Havan lamenta que, em um momento tão triste, pessoas de má índole estejam se aproveitando da dor do outro para aplicarem golpes. Todas as ofertas ou promoções da Havan são divulgadas nos perfis oficiais da empresa (@havanoficial) ou pelo site havan.com.br”, acrescentou a assessoria.

O Checamos já verificou outro conteúdo relacionado a uma suposta oferta de celulares da Havan. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco