Will Smith não criticou arroz importado pelo governo Lula em meio à tragédia no RS
- Publicado em 24 de maio de 2024 às 21:07
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Will Smith faz alerta para os brasileiros sobre o ARROZ do Lula”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no YouTube e no TikTok.
Na gravação, o ator aparece sendo dublado em português: “O brasileiro, assolado pela fome e pela inflação, rapidamente já abraçou essa oferta irresistível, sem questionar a origem do produto. Porém, pra quem não sabe esse arroz não é natural. É uma criação artificial desenvolvida em laboratórios clandestinos”.
O vídeo começou a circular depois de o governo federal anunciar que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) importará 1 milhão de toneladas de arroz por meio de leilões públicos. O alimento será repassado somente para pequenos mercados e comercializado com preço fixo em R$ 4 o quilo.
A medida foi tomada como forma de mitigar o impacto das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o maior produtor de arroz do país, desde o final de abril. Até o momento de fechamento desta matéria, são mais de 460 municípios afetados, mais de 160 óbitos e 2,3 milhões de pessoas afetadas.
Contudo, não é verdade que o ator Will Smith criticou a medida do governo Lula.
Por meio de uma busca reversa usando o InVid-WeVerify*, o Checamos localizou um trecho do vídeo viral em uma publicação da CNN em 2020, sobre uma entrevista do ator para a empresária Angela Rye.
O vídeo original foi publicado no canal de Rye em julho de 2020. Na entrevista, Will Smith fala sobre a morte de George Floyd, um cidadão negro dos Estados Unidos que foi morto naquele ano por um policial. O ator, ainda, relembrou situações racistas que sofreu ao ser abordado pela polícia.
Na época, a entrevista repercutiu também na imprensa brasileira (1, 2).
Não foi encontrado nenhum pronunciamento público do ator a respeito da importação de arroz no Brasil.
O Checamos já verificou outros conteúdos relacionados a Smith (1, 2).
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.
Referências
- Vídeo da CNN com um trecho da fala de Will Smith em 2020
- Entrevista de Smith para o canal de Angela Rye
- Publicações da imprensa brasileira sobre a entrevista (1, 2)