Vídeo mostra confusão em assembleia sindical no Ceará, não Paulo Pimenta sendo recebido no RS
- Publicado em 14 de maio de 2024 às 23:36
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Ministro Pimenta sendo recebido em Canoas”, apontam publicações que compartilham o vídeo no X, no Facebook, no Kwai e no Instagram.
A alegação é compartilhada ainda com outra gravação, na vertical, que parece ter sido feita no mesmo local (1, 2, 3). A sequência também circula como se mostrasse uma manifestação ocorrida no estado gaúcho, sem menção a um município específico.
O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.
O registro, feito de uma arquibancada, mostra uma confusão no que parece ser uma quadra, onde estão dezenas de pessoas que gritam e arremessam cadeiras.
O vídeo começou a circular em meio ao estado de calamidade pública que o Rio Grande do Sul enfrenta após fortes chuvas iniciadas no final de abril, que já deixaram milhares de pessoas desabrigadas e mais de 140 mortos.
Nesse contexto, o nome do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, esteve entre os assuntos mais comentados da plataforma X, após dois prefeitos gaúchos divulgarem gravações de ligações telefônicas que tiveram com ele.
O primeiro foi Jairo Jorge (PSD), prefeito de Canoas, que ligou para Pimenta pedindo ajuda do governo federal. Na conversa, o prefeito afirmou que nove pacientes haviam morrido sem conseguir transferência da UTI, informação que posteriormente desmentiu.
Outro vídeo que viralizou foi o do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP), cobrando o envio de recursos federais para o município em ligação com Pimenta. Em resposta, o ministro publicou sua gravação da conversa e criticou a postura do prefeito.
O ministro também é criticado pela oposição após solicitar a investigação de usuários que compartilham conteúdos de desinformação sobre o Rio Grande do Sul.
Pimenta esteve em Canoas no início de maio (1, 2). Contudo, o vídeo que circula não mostra a forma como foi recebido no município.
Assembleia no Ceará
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral na ferramenta InVid-WeVerify* levou a uma publicação no Kwai com imagens semelhantes. O conteúdo leva a marca d’água “DN Diário”.
Ao pesquisar no Google a legenda sobreposta ao vídeo, foi possível identificar que a gravação foi publicada pelo veículo Diário do Nordeste em 4 de abril de 2024. A descrição informa que a confusão vista nas imagens ocorreu no ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, durante assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos das Secretarias de Educação dos Municípios do Ceará (Apeoc).
Também é descrito que os confrontos tiveram início após discordâncias sobre a deliberação de uma greve entre docentes e dirigentes do Apeoc, e o veículo compartilha um link de uma notícia com mais detalhes sobre o caso.
As imagens publicadas pelo portal apresentam os mesmos elementos vistos na gravação viral, o que indica que ambas foram gravadas na mesma ocasião:
Uma nova busca no Google, dessa vez com as palavras-chave “assembleia”, “Apeoc” e “confusão”, levou a duas notícias (1, 2) que também utilizam o vídeo da arquibancada para ilustrar os confrontos na assembleia.
Nessa data, o ministro Paulo Pimenta estava em Brasília e se reuniu com autoridades em seu gabinete, segundo a sua agenda pública. Uma delas foi o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que estava em Brasília com o Consórcio do Nordeste.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.
Referências
- Vídeo publicado no Kwai
- Vídeo do Diário do Nordeste
- Notícia do Diário do Nordeste
- Notícias com o vídeo gravado na arquibancada (1, 2)
- Publicação do governador Paulo Dantas com Pimenta