Imagens de tanques transportados de trem pela Alemanha não são de 2024, circulam desde 2015

Um vídeo de uma fila de veículos e armamentos militares em cima de um trem em movimento não mostra o Exército dos Estados Unidos transportando seu equipamento militar para a Ucrânia através da Alemanha em 2024, ao contrário do que afirmam publicações visualizadas milhares de vezes nas redes sociais desde 8 de fevereiro. A sequência circula pelo menos desde 2015, associada ao envio de um batalhão dos Estados Unidos para a Polônia.

“O Exército dos EUA está movendo o seu equipamento militar para a Linha de Frente Oriental, através da Alemanha”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Telegram, no Kwai e no X.

Publicações semelhantes também circulam em inglês, espanhol e turco.

Image
Captura de tela feita em 11 de março de 2024 de uma publicação no X (.)

O vídeo é compartilhado no contexto do conflito em curso entre Rússia e Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro de 2022, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o lançamento de uma “operação militar especial” que ocupou parte do território ucraniano.

Dois anos após o início do conflito, a Rússia continua realizando ataques contra a Ucrânia. Em 6 de março de 2024, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, denunciou que um ataque russo contra Odessa, no sul da Ucrânia, causou explosões perto da comitiva em que ele estava junto com o presidente Volodimir Zelensky enquanto visitavam a cidade.

O vídeo circula, pelo menos, desde 2015

Na gravação viralizada, de pouco mais de um minuto de duração, vê-se uma fila de veículos militares e tanques sendo transportados por um trem. Ao fundo, pessoas falam em alemão, criticando a passagem dos equipamentos militares e ironizando que “não há guerra na Alemanha”.

“É só olhar para tudo o que acontece de agradável no [estado de] Hesse. Novos tanques. O que são? Tanques. E olha só, essas coisas também não faltam”, comenta um interlocutor enquanto o outro xinga: “Malditos, monstros”.

Uma busca reversa no Google por um trecho da sequência viral, exibiu um vídeo publicado no YouTube, em 21 de outubro de 2015. Na descrição do vídeo, está escrito em alemão: “Os ocupantes americanos estão novamente transportando seu equipamento militar manchado de sangue através da Alemanha em direção ao leste.”

A legenda também detalha que o vídeo “foi gravado em 17 de outubro de 2015 em Gernsheim, Hesse”. O mesmo usuário publicou a gravação em seu perfil na rede social Odysee.

A AFP usou a ferramenta Google Street View para percorrer os trilhos do trem em Gernsheim e encontrou a localização exata onde a sequência de imagens foi feita.

Image
Comparação entre capturas de tela, feita em 12 de março de 2024, do Google Street View (E) e o vídeo publicado no YouTube em outubro de 2015 (.)

Armamento norte-americano na Europa

Fritz Kessel, porta-voz do Exército dos EUA e para Assuntos Públicos da Europa e África, confirmou à AFP em 8 de março de 2024 que o trem do vídeo “está carregado com veículos da 1ª Equipe de Combate da Brigada Blindada da 3ª Divisão de Infantaria dos Estados Unidos”.

“Este vídeo parece ser de 2015. O equipamento estava a caminho para realizar exercícios no Báltico em apoio à Operação Atlantic Resolve e foi retirado de estoques pré-posicionados no Quartel Coleman em Mannheim, Alemanha”, acrescentou Kessel. O Sistema de Distribuição de Imagens e Vídeos da Defesa documentou essas transferências em vários artigos.

A Operação Atlantic Resolve começou em 2014 e prevê destacamentos rotativos de forças de combate na Europa para “mostrar o compromisso” dos Estados Unidos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em outubro de 2015, o então Secretário da Defesa dos EUA, Ash Carter, anunciou que o país enviaria um batalhão para a Polônia como parte da nova presença reforçada da Otan.

Meios de comunicação como a CNN e a Reuters reportaram notícias semelhantes, anunciando que o Exército dos EUA enviaria dezenas de tanques, veículos blindados de combate Bradley e obuses autopropulsados para aliados nos países bálticos e no leste europeu. 

Uma busca por imagens de tanques blindados Bradley no site do Departamento de Defesa dos Estados Unidos mostrou que esses veículos são semelhantes aos que aparecem nas publicações viralizadas.

Image
Comparação feita em 12 de março de 2024 entre a imagem de um tanque Bradley (E) e o vídeo publicado no YouTube em outubro de 2015 (.)

A AFP registrou imagens de momentos anteriores em que os Estados Unidos transportaram armas semelhantes pela Europa para reforçar a defesa da Otan. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco