Projeção a favor de Lula em prédio de Nova York é de outubro de 2022, e não de fevereiro de 2024

  • Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 17:41
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma projeção da frase “O mundo precisa de Lula” no edifício Chrysler, em Nova York, não foi feita em fevereiro de 2024, ao contrário do que alegam publicações compartilhadas mais de 3 mil vezes nas redes sociais. O conteúdo, que já havia circulado fora de contexto em setembro de 2023, voltou a ser compartilhado após a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 18, comparando a atuação de Israel em Gaza ao Holocausto, o que provocou fortes reações ao redor do mundo. Mas o momento ocorreu em outubro de 2022, pouco antes do segundo turno das eleições que elegeram Lula.

“Agora: Prédio em Nova York, EUA, estampa frase em apoio a Lula: O MUNDO PRECISA DE LULA!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no X e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 22 de fevereiro de 2024 de uma publicação no X (.)

A imagem viral mostra o edifício Chrysler, em Nova York, com uma projeção que diz: “The world needs Lula” (“O mundo precisa de Lula”, em tradução livre para o português). 

O conteúdo circula em meio a uma crise diplomática entre o Brasil e o governo israelense, desencadeada após Lula caracterizar o conflito entre Israel e Hamas como um “genocídio” e comparar a atuação do governo de Netanyahu em Gaza ao Holocausto.

A fala gerou uma série de reações divergentes nas redes sociais. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, publicou em sua conta no X que as declarações de Lula eram “sérias e vergonhosas”, e que ele havia cruzado “uma linha vermelha”.

A guerra entre Israel e Hamas teve início em 7 de outubro de 2023, quando o grupo islamista palestino lançou um ataque sem precedentes contra Israel, deixando mais de 1.160 mortos e sequestrando 250 pessoas, segundo balanço da AFP baseado em números israelenses. Em represália, Israel lançou uma ofensiva que deixou mais de 29 mil mortos em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde controlado pelo Hamas. 

Contudo, a projeção feita no edifício Chrysler não foi realizada em fevereiro de 2024 como uma demonstração de apoio ao posicionamento do presidente Lula, como sugerem as publicações.

Projeção de 2022

Uma pesquisa pelos dizeres exibidos na projeção levou a uma publicação de 29 de outubro de 2022 no perfil da organização ClimaInfo no X, que compartilhava uma sequência com a mesma imagem viral. 

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo também conduziu a outras publicações de outubro de 2022 nas redes sociais (1, 2, 3). Entretanto, a publicação no perfil do ClimaInfo foi a mais antiga localizada pelo AFP Checamos.

Em 2022, o ClimaInfo informou ao Estadão Verifica que a projeção foi feita no edifício Chrysler, em 28 de outubro do mesmo ano, e durou cerca de meia hora. À época, Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disputavam a corrida pela Presidência.

Segundo a organização, a iniciativa partiu de “ativistas brasileiros, norte-americanos e ingleses, que entenderam a repercussão global da eleição brasileira e, como sabem que seriam afetados pelo resultado, mas não poderiam votar, quiseram dar seu recado”. O portal também informou que os responsáveis pediram para não serem identificados.

Uma pesquisa por notícias com os termos “Edifício Chrysler” e “Lula” não trouxe resultados recentes sobre projeções em apoio ao mandatário.

Imagens da mesma projeção realizada em outubro de 2022 também circularam fora de contexto em setembro de 2023, quando publicações alegavam tratar-se de um gesto de apoio em meio à viagem de Lula a Nova York. Na época, o presidente discursou na 78ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e participou de encontros com outros líderes. O conteúdo foi checado pelo Projeto Comprova e adaptado pelo AFP Checamos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco