Vídeo de um homem insultando Klaus Schwab no Fórum Econômico Mundial é montagem
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 22 de janeiro de 2024 às 20:58
- 4 minutos de leitura
- Por Ede ZABORSZKY, AFP Hungria, AFP Argentina, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Sofia BARRAGAN
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Pegou muito pesado com os globalitários???”, questiona ironicamente uma das publicações compartilhadas no X. O conteúdo circula também no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.
Vídeo de sátira
No vídeo de 19 segundos, um orador aparece atrás de um pódio insultando em inglês o fundador do WEF, com quem parece dividir o palco. Também é vista na cena a presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd.
Após os insultos, supostamente Amherd e Schwab deixam o palco. O vídeo então é cortado e é exibida uma mensagem de “Conexão perdida”, junto ao logotipo do WEF 2024 e ao perfil de usuário “@damonimani”.
Uma pesquisa pelo termo “damonimani” no Google levou a diferentes contas nas redes sociais (1, 2, 3) associadas a este nome, e também a um site.
Imani descreve a si mesmo como um “produtor e artista iraniano radicado na Dinamarca que cria conteúdo de vídeo relacionado a diversos temas, como questões sociais, notícias e assuntos atuais”.
Ele também acrescenta que é conhecido por “sua abordagem satírica”.
Uma busca em seu perfil no Instagram localizou o mesmo vídeo publicado junto à legenda: “Satírico, porém correto”. O conteúdo também foi publicado e descrito da mesma forma em sua conta no X.
Imani publicou vários outros vídeos (1, 2) nos quais simula participar de outros eventos, como um painel de analistas do canal CNN.
A AFP tentou entrar em contato com Imani, mas não obteve resposta até a publicação desta verificação.
Outro conteúdo produzido por Imani já foi divulgado nas redes sociais fora de contexto com a alegação de que mostrava um acontecimento real e, à época, foi verificado pela AFP.
Cenas foram extraídas de canal oficial do Fórum
O Fórum Económico Mundial, uma organização que reúne líderes dos setores público e privado para discutir temas ligados à economia global, é alvo de inúmeras teorias da conspiração. Seu criador, Klaus Schwab, também é objeto recorrente de desinformação.
O WEF realiza uma conferência anual na cidade suíça de Davos, onde as elites políticas e econômicas se reúnem para discutir os desafios mundiais.
A conferência anual é amplamente coberta pela mídia, mas a AFP não conseguiu encontrar nenhum registro de um incidente semelhante ocorrido na reunião de 2024, noticiado por diversos meios de comunicação, incluindo a AFP.
Além disso, a página oficial do evento não lista nenhum convidado ou palestrante do WEF 2024 com o nome Damon Imani. A 54ª reunião anual conta com convidados como o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos.
As sequências utilizadas para criar o vídeo satírico podem ser encontradas na cobertura oficial do WEF, sem a cena do homem insultando Schwab.
Os eventos públicos do WEF 2024 são registrados no canal oficial do YouTube do Fórum.
Algumas cenas do vídeo viral coincidem com momentos do discurso de abertura de Schwab. Por exemplo, o momento em que o economista se levanta também pode ser visto na gravação oficial, quando ele está subindo ao pódio, e não saindo do palco como no vídeo viralizado:
Da mesma forma, o momento em que Klaus Schwab e Viola Amherd saem do palco também pode ser visto na transmissão oficial, após cerca de 27 minutos da gravação, quase 20 minutos depois de Schwab se levantar.
Posteriormente, Imani publicou um vídeo no qual é visto contra o mesmo fundo e com o que parece ser um machucado em seu olho. Nessa gravação, também descrita como “sátira”, ele começa se desculpando por seu último vídeo e depois grita obscenidades novamente.