Vídeo de protesto de 2013 na Avenida Paulista circula como se mostrasse Salvador em 2024

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 22 de janeiro de 2024 às 21:08
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Desde 19 de janeiro de 2024, uma manifestação contra o Partido dos Trabalhadores (PT) realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, circula como se mostrasse um protesto na Bahia. As publicações, compartilhadas mais de 2,5 mil vezes nas redes sociais, levam a crer que a filmagem seria atual. Mas o vídeo, que já circulou anteriormente, pode ser encontrado online desde junho de 2013. À época, o aumento na tarifa dos transportes públicos desencadeou diversas manifestações contra o então governo de Dilma Rousseff (PT), que ficaram conhecidas como “Jornadas de Junho”.

“Quem diria!!! Na Bahia, o povo tocando o terror... Brasil acordando!!! Salvador botando prá quebrar. Não passou em nenhuma televisão (nem passará)”, diz uma das publicações compartilhadas no X. O conteúdo circula também no Facebook.

Image
Captura de tela feita em 22 de janeiro de 2024 de uma publicação no X (.)

O vídeo, de quase três minutos de duração, reúne diversas cenas de um protesto no qual os manifestantes gritam palavras de ordem contra o PT e o governo daquele momento. 

Dentre os trechos exibidos no vídeo, estão presentes registros de manifestantes queimando bandeiras vermelhas.

Diferentemente do que levam a crer os conteúdos compartilhados, porém, as cenas exibidas ocorreram há mais de uma década.

Uma pesquisa pelos termos “manifestante queima bandeira PT” no Google levou a um vídeo publicado em 2013 pelo portal de notícias g1, com imagens muito semelhantes às da sequência viral.

Ao fundo da gravação publicada pelo g1, é possível ouvir os presentes no protesto gritando “queima, queima”, assim como no vídeo viral.

Outro elemento que permite associar o vídeo aos protestos de 2013 são as palavras de ordem ouvidas ao longo da sequência, como “sem partido” (1, 2). A expressão foi empregada durante as chamadas “Jornadas de Junho”, que tiveram como estopim o aumento das tarifas dos transportes públicos e os gastos com a Copa do Mundo de futebol de 2014 em detrimento dos serviços públicos.

Além disso, na gravação, muitos dos participantes pedem que outros abaixem as bandeiras, em referência às bandeiras de partidos políticos, e insultavam especificamente o PT, sigla da então presidente Dilma Rousseff (2011-2016).

Vídeo gravado em São Paulo

Após cerca de dois minutos e 17 segundos do vídeo viral, as imagens mostram, ao fundo, uma placa na vertical na qual se lê o nome do banco Safra.

A imagem é compatível com a fachada do Edifício Safra, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo — e não em Salvador.

Fotos publicadas à época por veículos de imprensa que localizavam o protesto em São Paulo também mostram os mesmos cartazes vistos no vídeo viralizado:

Image
Comparação feita em 22 de janeiro de 2024 entre uma publicação no X (E) e uma matéria de junho de 2013 da revista Veja SP (.)

O mesmo conteúdo havia circulado anteriormente como se retratasse um protesto em abril de 2021 e já foi verificado pela AFP.

Na época, uma busca no Google pelos termos “protesto + PT + Paulista” trouxe uma versão mais longa do mesmo vídeo publicado no YouTube em 22 de junho de 2013 e intitulado: “PT expulso da Paulista!!”. Atualmente, o vídeo encontra-se indisponível, mas é possível localizá-lo no site Wayback Machine, usado para arquivar páginas da internet.

Na descrição ainda é explicado: “Encerrando a trilogia, o clima ficou tenso na Paulista. 20/6/2013. Manifestantes e membros de partidos políticos entraram em confronto”.

Imagens semelhantes de manifestantes queimando bandeiras do PT na Avenida Paulista também foram capturas, à época, pela AFP:

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco