Boneco de “bebê palestino” é uma intervenção artística e não está à venda

Um artista mexicano fez um brinquedo simulando um “bebê palestino” em uma intervenção de apoio à causa palestina no dia 5 de janeiro de 2024, véspera do Dia de Reis, na Cidade do México. O boneco, com manchas de terra e sangue, faz referência ao conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, mas não foi colocado à venda, ao contrário do que sugerem publicações com dezenas de interações nas redes sociais desde o dia 9 desse mês.

“Os cara meteram uma tag de Gear of war, no boneco bebe palestino, na ferinha do México”, diz a legenda de uma publicação com a foto do artefato no X. Conteúdo semelhante também circula no Facebook.

Fotografias e vídeos do bebê de plástico também circulam em inglês, italiano e espanhol.

As imagens mostram um boneco com manchas de terra e sangue usando uma kufiya, lenço palestino, junto a embalagens com soldadinhos de brinquedo em miniatura e as bandeiras dos Estados Unidos, de Israel, da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Image
Captura de tela feita em 17 de janeiro de 2024 de uma publicação no X (.)

Depois de mais de três meses de conflito, iniciado em 7 de outubro de 2023, entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, o Ministério da Saúde do Hamas, que controla o território palestino, reportou a morte de mais de 24 mil pessoas na região, a maioria mulheres e menores de idade. A autoridade também relatou mais de 61 mil feridos.

Em 11 de janeiro, a África do Sul acusou Israel na máxima instância judicial da Organização das Nações Unidas (ONU) de descumprir a Convenção para a Prevenção de Genocídios, afirmando que nem mesmo o massacre do Hamas de 7 de outubro justifica o alcance da campanha militar israelense em Gaza.

James Elder, porta-voz do Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, declarou em dezembro de 2023 que a Faixa de Gaza é o “lugar mais perigoso do mundo” para uma criança. “Estou furioso que aqueles que estão no poder ignorem os pesadelos humanitários deflagrados sobre um milhão de crianças”, disse.

Nesse contexto, circula o suposto brinquedo de um “bebê palestino”, que, no entanto, não está à venda no México, como afirmam os usuários.

Uma intervenção artística

Uma pesquisa no TikTok pelas palavras-chave em inglês “baby”, “Palestinian” e “tianguis” – termo citado nas publicações em espanhol, em referência a um mercado popular – levou a um vídeo, publicado em 7 de janeiro de 2024, no perfil do artista “@vlocke_negro”. “Brinquedo que encontrei neste Dia de Reis na feira de Col Doctores na Cdmx [Cidade do México]. Soldados de elite israelenses, inclui criança palestina”, lê-se na legenda da publicação em espanhol.

Nos dias 5 e 6 de janeiro, o artista também compartilhou algumas imagens e o mesmo vídeo com o objeto em seu perfil no Instagram.

Contatado pela AFP em 9 de janeiro de 2024, ele informou que o conteúdo “foi uma intervenção artística em apoio à Palestina”.

Vlocke Negro afirmou que se trata de uma série de bonecos que, em outras ocasiões, incluiu figuras da política mexicana, como a candidata oficial à presidência Claudia Sheinbaum e a ex-primeira-dama do país Angélica Rivera (2012-2018).

Em 9 de janeiro de 2024, ele voltou a publicar um vídeo no Instagram mostrando o boneco com a kufiya e os soldadinhos de brinquedo. Na publicação  explica que a intervenção artística é um protesto “que tenta tornar visível o que acontece todos os dias na Faixa de Gaza” e que foi pensado “para os meios de comunicação e redes sociais”.

Na publicação, o artista  escreveu que “de um bairro da CDMX  mostramos a magnitude deste genocídio global [...] No dia 5 de janeiro abordamos os comerciantes de brinquedos na época do 'Dia de Reis' e explicamos o propósito deste projeto, sem hesitar eles emprestaram suas barracas para fazer um vídeo e tirar algumas fotos, tendo o cuidado de fazê-lo rapidamente para evitar os olhares curiosos dos transeuntes.”

Em 10 de janeiro de 2024, a AFP consultou os comerciantes do mercado Hidalgo, na Cidade do México, que confirmaram que no dia 5, véspera do Dia de Reis, foi realizada uma feira por conta dessa festividade.

Em vários países da América Latina existe uma tradição de que no dia 6 de janeiro os “Três Reis Magos” deixem presentes para as crianças em suas casas.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco