Vídeo de navio em chamas é do Sri Lanka em 2021, e não do cargueiro norte-americano no Iêmen

Em maio de 2021, um navio porta-contêineres sob a bandeira de Singapura foi acometido por um incêndio próximo à costa do Sri Lanka. Desde 15 de janeiro de 2024, um suposto vídeo deste incidente circula em publicações visualizadas mais de 8 mil vezes e em diversos idiomas, junto à alegação de que o navio em chamas é o cargueiro norte-americano que foi atingido por um ataque de rebeldes houthis no Iêmen nesse mesmo dia. Mas as imagens do vídeo, publicadas originalmente pela Força Aérea cingalesa, mostram as consequências de uma explosão no navio “X-Press Pearl”, perto do porto de Colombo, há quase três anos.

Navio cargueiro americano que foi  atingido por míssel na costa do Iêmen uma hora atrás”, diz uma das mensagens compartilhadas no X. O vídeo também circula no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no Telegram.

As publicações incluem um vídeo feito do alto, no qual é possível ver um navio de carga incendiado. A sequência também foi difundida em inglês, espanhol, árabe e alemão.

Image
Captura de tela feita em 18 de janeiro de 2024 de uma publicação no X (.)

Em 15 de janeiro de 2024, os houthis assumiram a responsabilidade por um ataque com mísseis do Iêmen contra um navio de carga dos Estados Unidos, um dia depois de o grupo rebelde ter atacado um contratorpedeiro norte-americano no Mar Vermelho.

Segundo a Agência Britânica de Segurança Marítima (UKMTO, na sigla em inglês), o navio "foi atingido de cima por um míssil" no sudeste do porto iemenita de Áden.

Os rebeldes houthis, que controlam grande parte do Iêmen, multiplicaram os ataques nas últimas semanas contra navios que consideram ligados a Israel no Mar Vermelho. No entanto, a sequência compartilhada nas redes sociais não tem relação com esse contexto.

Vídeo do Sri Lanka de 2021

Uma busca reversa no Google por fragmentos da gravação levou a uma versão mais longa do vídeo, publicada no canal oficial da Força Aérea do Sri Lanka no YouTube em 25 de maio de 2021.

Últimas imagens de vídeo do navio X-PRESS PEARL que atualmente está em chamas. As imagens foram capturadas pelo SLAF Bell 212”, diz a descrição do vídeo no YouTube.

Uma pesquisa no Google pelos termos “X-Press Pearl ship fire” (Incêndio do barco X-Press Pearl, em português), com resultados restritos a maio de 2021, levou a diversos artigos (1, 2) de meios de comunicação que documentaram o ocorrido e incluem fotografias do mesmo navio feitas a partir de outros ângulos, e que também contém o vídeo viralizado.

Uma comparação entre o vídeo que circula nas redes e o original publicado pela Força Aérea do Sri Lanka mostra que se trata da mesma sequência, mas espelhada. Enquanto a gravação das publicações mostra a embarcação virada para a direita, no vídeo da Força Aérea o barco encontra-se virado para a esquerda. A sequência viralizada nas redes começa depois de 30 segundos na gravação original.

Em ambas, há uma placa branca na frente do navio e é possível ver a cor vermelha na ponta do barco. Além disso, a cor dos contêineres tem a mesma ordem em ambos os vídeos.

Image
Comparação feita em 18 de janeiro de 2024 entre uma das publicações virais no X (E) e um vídeo da Força Aérea do Sri Lanka no YouTube (.)

Segundo as notícias, o navio mercante X-Press Pearl, que transportava produtos químicos, incendiou-se em frente à costa do Sri Lanka em 20 de maio de 2021.

Uma pesquisa no site da Marinha do Sri Lanka pela frase "X-Press Pearl Ship Fire" (Incêndio do barco X-Press Pearl em português) retornou um comunicado publicado em 21 de maio de 2021, detalhando que o navio porta-contêineres, tripulado por 25 pessoas e registrado sob a bandeira de Singapura, transportava 1.486 contêineres com 25 toneladas de ácido nítrico e outros produtos químicos e cosméticos do porto de Hazira, na Índia.

Após 13 dias, o navio afundou com várias centenas de toneladas de petróleo em seus tanques.

A AFP também documentou o incêndio com vídeos gravados do ar.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco