Vídeo de brócolis se movendo não mostra um vegetal cultivado no laboratório de Bill Gates

Uma sequência que mostra um pedaço de brócolis mexendo-se sozinho não corresponde a uma planta artificial desenvolvida em um laboratório do multimilionário e filantropo norte-americano Bill Gates, ao contrário do que afirmam publicações visualizadas mais de 10 mil vezes nas redes sociais desde 10 de dezembro de 2023. Na verdade, o vídeo exibe uma obra de um artista que afirma criar esculturas “inquietantes” e que já foi vinculado erroneamente ao criador da Microsoft.

“Produtos Artificiais de Bill Gates: Brócolis, uma planta artificial produzida em laboratórios. É um dos produtos que Bill Gates chama de saudáveis!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Kwai, no X e no Telegram.

O conteúdo também circula em inglês e espanhol.

Image
Captura de tela feita em 27 de dezembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

No vídeo viral, de 44 segundos de duração, é possível ver a mão de uma pessoa injetando um líquido em um pedaço de brócolis. Logo em seguida, o vegetal começa a se mover por conta própria.

Na gravação, distinguem-se alguns textos sobrepostos, escritos em inglês, que dizem “brócolis de laboratório” e “o suco de brócolis de maior qualidade”.

Também sobreposto ao vídeo encontra-se o nome “Russel Cameron” e o perfil de usuário “@providingforthecommunity”.

Uma pesquisa no Google por essas duas palavras-chave levou ao perfil de Russel Cameron no site Deviant Art, uma página que reúne o trabalho de uma comunidade internacional de artistas.

Na sua descrição, Cameron apresenta-se como um escultor autodidata norte-americano do Brooklyn, em Nova York, especializado na “criação de esculturas obscuras, emotivas e um tanto inquietantes”.

A mesma busca conduziu ao seu perfil no X e no Instagram, onde é possível encontrar o vídeo original do brócolis, publicado em 4 de dezembro de 2023. No dia anterior, Cameron publicou uma filmagem parecida do mesmo vegetal falso.

O conteúdo também foi compartilhado no seu canal no YouTube e no TikTok.

Não é a primeira vez que uma obra de Russel Cameron é falsamente relacionada a Bill Gates. A AFP já verificou no passado um pedaço de frango que supostamente movia-se sozinho, mas que, na realidade, tratava-se de uma outra peça do escultor norte-americano.

Um porta-voz da Fundação Bill & Melinda Gates confirmou à AFP em 21 de dezembro de 2023 que a informação viral é falsa.

Investimentos em alimentos sintéticos

Bill Gates, co-fundador da gigante tecnológica Microsoft, realizou vários investimentos nos últimos anos em empreendimentos especializados em alimentos produzidos em laboratórios, principalmente carnes sintéticas.

Gates explicou em uma entrevista concedida em 2021 à revista científica MIT Technology Review que espera que seus investimentos ajudem na luta contra o aquecimento global, reduzindo o número de fazendas de produção de carne ao redor do mundo e, consequentemente, suas impactantes emissões de gases de efeito estufa.

Nesse contexto, ele se tornou alvo de desinformação, como a alegação já verificada pela AFP de que o magnata havia ordenado aos governos que substituíssem seus alimentos por outros geneticamente modificados.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco