Este não é um frango cultivado em um laboratório de Bill Gates; trata-se da criação de um artista

O vídeo que mostra um pedaço de frango cozido que se move sozinho não é de uma carne desenvolvida no laboratório do bilionário e filantropo norte-americano Bill Gates, como afirmam publicações visualizadas milhares de vezes nas redes sociais desde 26 de novembro de 2023. A sequência é uma montagem realizada pelo artista Russel Cameron, que afirma criar esculturas “um tanto perturbadoras”, e que não tem relação com o cofundador da Microsoft, alvo frequente de teorias da conspiração.

“A carne misteriosa cultivada em laboratório por Bill Gates parece algo saído de filme de terror”, diz a legenda de uma publicação no Facebook. O conteúdo também circula no Telegram e no X (antes Twitter).

A alegação também é compartilhada em espanhol e francês.

Image
Captura de tela feita em 5 de novembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

Na gravação, com 10 segundos de duração, vê-se o que parece ser um pedaço de frango já cozido, que, ao ser manipulado por pinças de metal, se mexe sozinho.

Sobreposto ao vídeo, lê-se, em inglês, as frases: “coxa de frango criada em laboratório”, “67% natural”, “sempre fresco”, “cultivado em laboratório” e “semi-livres”, referindo-se aos atributos do pedaço de carne.

O nome “Russel Cameron”, a menção ao perfil “@providingforthecommunity” e a frase “fornecendo à comunidade”, em tradução para o português, também são exibidos no vídeo.

Uma pesquisa pelas palavras-chave “Cameron” e “providing for the community” levou ao perfil de Russel Cameron no site Deviant Art, que reúne o trabalho de uma comunidade internacional de artistas.

Nesse perfil, Cameron é descrito como um “escultor norte-americano autodidata [...] especializado na criação de esculturas sombrias, emotivas e um tanto perturbadoras”.

Uma outra busca pela frase “providing for the community” levou à conta de Russel Cameron no YouTube, onde ele publicou a gravação, em 25 de novembro de 2023, intitulada, em inglês, “criado em laboratório”, com a seguinte descrição: “coxa de frango criada em laboratório”.

O usuário “ProvidingForTheCommunity” também tem um perfil no X. Nessa rede social, Cameron já havia publicado um vídeo no dia 24 de novembro de 2023, também com 10 segundos de duração, onde é possível ver um prato de comida composto por cenoura, vagem, purê e uma coxa de frango que se move sozinha, semelhante à do vídeo viralizado.

“Sobras”, diz a legenda da publicação, acompanhada das hashtags, em inglês, “Ação de Graças”, “Peru”, “Sobras” e “Obrigado”. Sobreposta à gravação lê-se: “Quem mais está comendo as sobras no almoço ou jantar hoje? Elas sempre têm um sabor melhor no dia seguinte”.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças foi celebrado no último 23 de novembro.

Em novembro de 2023, Russel Cameron publicou em seu canal no YouTube um compilado de suas criações, no qual aparece uma “galinha androide”. Em seu perfil no TikTok, ele também compartilhou outras criações de cenas com comida como, por exemplo, o vídeo de uma banana que parece se mexer sozinha.

Bill Gates, investidor em startups de carne cultivada

Bill Gates, cofundador da Microsoft, fez diversos investimentos nos últimos anos em empreendimentos especializados em carne cultivada — produzida em laboratório a partir de tecido animal — e/ou carne de origem vegetal.

Além do financiamento inicial da startup Beyond Meat, Bill Gates também investiu na startup Upside Foods, que em 2023 recebeu uma autorização para comercializar carne cultivada nos Estados Unidos.

Em novembro de 2023, a Itália proibiu a produção e a venda de carne cultivada, alegando problemas de saúde e a necessidade de preservar os seus criadores, mesmo que a venda deste produto ainda não esteja autorizada na União Europeia (UE).

Com isso, a Itália se tornou o primeiro país da UE que proíbe a comercialização de carne cultivada, produzida em laboratórios a partir de células de tecidos animais.

A lei, aprovada pela Câmara baixa do Parlamento após passar no Senado, também proíbe a classificação de proteínas vegetais como “carne”, sob pena de multas. A UE considera a carne cultivada um “novo alimento” e, como tal, como qualquer novo produto, deveria estar sujeita a uma autorização de comercialização.

Em 2021, durante entrevista ao periódico MIT Technology Review, Bill Gates afirmou que, com os seus investimentos nesses empreendimentos, espera ajudar a combater o aquecimento global, reduzindo o número de fazendas de produção de carne em todo o mundo e, portanto, as suas significativas emissões de gases de efeito estufa.

Gates é alvo frequente de teorias da conspiração e acusações relacionadas à vacinação, ao combate de pragas e ações contra as mudanças climáticas, algumas já verificadas pelo AFP Checamos.

Referências

  • Vídeos de esculturas feitas por Russel Cameron publicados no YouTube e no X

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco