Imagens de helicópteros sendo derrubados são de um jogo, e não de um ataque do Hamas a Israel

Após a ofensiva iniciada pelo movimento islamita Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023 e as represálias lançadas pelo Estado israelense contra suas posições na Faixa de Gaza, conteúdos desinformativos se espalharam nas redes sociais, especialmente na forma de imagens descontextualizadas. Um vídeo de dois helicópteros sendo bombardeados no ar foi compartilhado centenas de vezes associado ao ataque do Hamas. No entanto, sequência mostra uma cena do jogo militar Arma 3.

“Mísseis do Hamas atingem helicópteros israelenses”, diz a legenda de um vídeo no Instagram. A sequência também circula no X (antes Twitter), no Facebook e no TikTok.

As imagens também circulam em espanhol, árabe e inglês.

Image
Captura de tela feita em 9 de outubro de 2023 de uma publicação no X ( .)

Com milhares de foguetes e centenas de combatentes em território israelense, cerca de 1.260 pessoas — 700 em solo israelense e mais de 560 em Gaza — morreram em dois dias de guerra entre Israel e o movimento islamita palestino Hamas, que capturou uma centena de reféns em uma ofensiva surpresa contra o território israelense.

Os ataques ocorreram no último dia da Festa das Cabanas (Sukkot) em Israel e 50 anos após a Guerra de Outubro de 1973, na qual 2.600 israelenses foram mortos e o número de mortos e desaparecidos do lado árabe chegou a 9.500 em três semanas.

Porém, o vídeo viral dos dois helicópteros não tem relação com esses acontecimentos.

Uma busca por palavras-chave em inglês no Google resultou em uma sequência publicada em 3 de outubro de 2023 em um canal no YouTube especializado em jogos eletrônicos.

A descrição da publicação indica que se refere ao Arma 3, um videogame militar de origem tcheca que permite aos jogadores modificar os elementos das partidas, como personagens, locais e cenários, para simular operações militares.

A AFP já verificou anteriormente outros conteúdos desinformativos com cenas deste jogo (1, 2).

Referências

11 de outubro de 2023 Acrescenta contexto ao primeiro parágrafo

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco