Vídeo de briga em Nova York não mostra segurança de Zelensky, nem foi publicado pelo USA Today
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de outubro de 2023 às 14:34
- 5 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A viagem de Zelensky aos Estados Unidos terminou em escândalo. Um membro do seu serviço de segurança ficou bêbado, começou a exigir que os americanos gritassem ‘glória à Ucrânia’ no bar e começou a brigar”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no X (antes Twitter) e no Kwai.
As mensagens continuam: “(...) Um oficial de segurança que acompanhava a delegação ucraniana à 78ª Assembleia Geral da ONU iniciou uma briga no bar The Campbell. O estabelecimento de bebidas está localizado perto do escritório da ONU.”
Afirmações similares também circularam em inglês, espanhol e francês, incluindo uma publicação da embaixada da Rússia na África do Sul.
Zelensky viajou a Nova York em 18 de setembro de 2023 para participar da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, onde pediu que fosse retirado da Rússia o direito ao veto no Conselho de Segurança da organização.
Ridicularizar Zelensky e mostrar um suposto enfraquecimento do apoio à Ucrânia nos países ocidentais se tornou uma tendência na guerra de informação que acompanha a invasão russa da Ucrânia. Equipes da AFP ao redor do mundo verificaram publicações falsas que simulam o estilo de grandes veículos de mídia, incluindo CNN, Euronews e Al-Jazeera.
Vídeo não é do USA Today
Na sequência viral, de um minuto e três segundos, intercalam-se imagens de arquivo de Zelensky, do edifício da ONU em Nova York e do interior de um bar com outras cenas noturnas de uma briga na rua. O vídeo possui o logotipo do veículo USA Today no canto superior direito.
Mas o USA Today não publicou nenhuma reportagem sobre uma briga iniciada por um segurança de Zelensky, como a própria empresa norte-americana desmentiu em seu site.
Tampouco há registros da sequência nos perfis do USA Today nas redes sociais e em sua página.
Um porta-voz do USA Today disse à AFP em 28 de setembro que “o vídeo que circula no X usando o logotipo e a marca do USA Today é falso”. Ele também afirmou que o veículo apresentou “uma reclamação sobre a informação falsa para a plataforma, com o fim de deter a difusão imediata da informação errada”.
“Como é indicado no artigo [o desmentido no site do veículo], o vídeo que inclui o logotipo do USA Today foi produzido com um estilo similar, mas não foi criado pelo USA Today”, continuou o porta-voz.
A sequência viral possui inconsistências gráficas em comparação com os vídeos originais da empresa estadunidense. Por exemplo, na peça difundida nas redes, os pontos nos “is” são quadrados, enquanto que nas publicações do veículo são redondos. O mesmo ocorre com letras como “g” e “f”, ligeiramente diferentes.
Um porta-voz do vice-comissário de Informação Pública da polícia de Nova York disse à AFP em 27 de setembro de 2023 que “não há nenhum informe policial” sobre um incidente que envolva um dos seguranças de Zelensky.
Uma busca pelo suposto incidente no site da polícia nova-iorquina tampouco trouxe resultados.
Sem incidentes no bar The Campbell
As publicações situam o conflito no bar The Campbell, um estabelecimento localizado em 15 Vanderbilt Ave, no terminal de trens Grand Central em Nova York, a cerca de 965 metros da sede da ONU. Contudo, as imagens do vídeo não correspondem ao exterior do bar.
Liv Meyers, gerente de Marketing Digital do Grupo Gerber, proprietário do bar, disse à AFP em 27 de setembro de 2023 que a sequência é falsa e que “não ocorreu nenhum incidente em The Campbell ou em seus arredores".
Nas gravações virais, aparecem várias fachadas de estabelecimentos, como a da Soho Boutique. Uma busca por esse nome e “Nova York” levou a uma loja localizada no Brooklyn, no endereço 1117 Quentin Rd # A, Brooklyn, a 19 km do bar The Campbell, aproximadamente.
Outros elementos da filmagem, como um poste com a logo da Escola de Estudos Profissionais e Aplicados de Nova York (NYSCAS, sigla em inglês) ou o toldo da loja Gift Depot, situam a gravação nesse lugar.
A AFP não encontrou reportagens recentes sobre uma briga nessa localização. A polícia de Nova York tampouco ofereceu informações a esse respeito.
Diversas operações coordenadas que publicam artigos falsos e imitam o estilo de veículos de mídia para propagar mensagens pró-Rússia têm sido investigadas pela França, pelo Laboratório de Desinformação da União Europeia e pela Meta. Anúncios ou contas falsas são utilizados para divulgar as matérias, principalmente no Facebook, no Instagram, no Telegram e no X, como reportado pela AFP.
Pelo menos quatro jornais franceses (Le Parisien, Le Figaro, Le Monde e 20 Minutes) foram vítimas da operação, assim como veículos de outros países, especialmente a Alemanha (FAZ, Der Spiegel, Bild e Die Welt).